De Volta Pra Casa
Um estudo baseado na Parashá Nitsavim - “de pé” - Deuteronomio 29:10(9) – 30:20.
Dt. 29:10 (9heb.) “Vós todos estais hoje perante o Senhor vosso Deus; os capitães de vossas tribos, vossos anciãos, e os vossos oficiais, todos os homens de Israel; Os vossos meninos, as vossas mulheres, e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial; desde o rachador da vossa lenha até ao tirador da vossa água; Para entrardes na Gn.17:11aliança do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus hoje faz convosco; Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. 14e15E não somente convosco faço esta aliança e este juramento; Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco”.
Nesta última renovação da aliança, antes da entrada na terra prometida estão incluídos todos, até os que haviam saído do Egito e que não eram Israelitas, conforme Êx.12:38 a "E subiu também com eles muita mistura de gente...”.
Esta mistura de gente de outras nacionalidades tinha feito a conversão antes de comer o cordeiro de Pessach, porque Êx.12:48-49 diz: "Porém se algum estrangeiro se hospedar contigo e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, seja-lhe circuncidado todo o homem, e então chegará a celebrá-la, e será como o natural da terra; mas nenhum incircunciso comerá dela. Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós”.
Havia entre eles os “rachadores de lenha” e os “tiradores de água” (Josué 9:3-27) Gibeonitas.
Os convertidos das nações que firmaram o pacto devem ser tratados da mesma forma que os israelitas, porque Ele fala com todos vers.14-15(12-14).
Isso nos ensina que essa aliança é perpétua, pois inclui aqueles que ainda não nasceram, como a oração de Yeshua em João 17:20-21: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste".
Essas orações conferem um valor permanente às alianças.
Dt.29:28 “E o Senhor os arrancou da sua terra com ira, e com indignação, e com grande furor, e os lançou em outra terra como neste dia se vê. (não se trata da diáspora)
Alguns comentaristas judeus interpretam a expressão “outra terra” como uma referência aos EEUU. Onde existe a maior comunidade judaica fora de Israel.
Os judeus são, principalmente, descendentes de Yehudá e Levi. As 10 tribos foram lançadas a “outra terra” e os poucos milhões de judeus que existem hoje são uma pequeníssima parte de todos os descendentes das 12 tribos. A maioria deles perdeu a identidade com a assimilação.
Dv.30:1-6 “E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus. Ainda que os teus desterrados estejam na extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e te tomará dali; E o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que viva”.
Estes textos falam de uma volta do povo de Israel nos últimos tempos cujas dimensões o mundo nunca viu. A Bíblia fala da saída de Israel de dois países: Egito e Babilônia, mas desta vez o mundo verá a saída de Israel de todas as nações da terra.
A Torá e os Profetas não estão falando somente da volta dos que tem mantido sua identidade judia ao longo da história, eles são contáveis!
As Escrituras estão falando da volta das 12 tribos de Israel que não se pode contar.
Queridos, estamos começando a presenciar um dos maiores milagres da história: A grande volta dos filhos de Israel.
Mas a volta ao quê? Identifiquei 4 tipos de volta expressados neste texto:
1. vers.1 - A volta ao coração de toda a história de Israel.
2. vers.2 - A volta ao Eterno, O Elohim de Israel, e aos seus mandamentos.
3. vers.3-5 - A volta à Terra de Israel dos que foram levados cativos.
4. vers.6 - A volta à Aliança agora renovada no coração através de Yeshua
VOLTA
Atualmente estamos vendo, cada vez mais, pessoas sendo tocadas pelo Messías de Israel para ser incluida neste processo de volta. O movimento de restauração está tocando milhões de vidas no mundo inteiro.
E a primeira coisa que acontece com as pessoas visitadas por Yeshua, é que começam a se identificar como filhos de Israel. Já não se sentem gentios nem excluídos do povo de Israel. Sentem que os judeus são seus irmãos. Encontram respostas nas Escrituras que dizem que já não são estrangeiros, mas concidadãos com os santos e membros da familia de Elohim, cf. Efesios 2:19 “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus”.
Os que foram ensinados e criados no mundo cristão se dão conta de quem têm sido enganados por um sistema que lhes tem dado uma identidade separada de Israel. De repente se sentem estranhos ao vocabulário cristão e grego, e se identificam com o vocabulário hebreu.
As canções judias tocam o mais profundo do seu ser. Têm desejos de dançar as danças hebreias.
Identificam-se com os judeus que foram levados aos campos de extermínio nazistas.
Gostam de ver filmes com temática judaica. Têm desejos de viver um estilo de vida judeu com suas famílias. De falar, comer cantar, celebrar o shabat e as festas, como eles.
É uma volta à identidade nacional. A alma judia está ressuscitando dentro deles.
Estão enfrentando oposição religiosa, maldições e são rechassados pela própria família.
Mas sabem que o que está acontecendo dentro deles é obra divina e que é parte do plano do Eterno para a restauração de Israel nos últimos tempos.
Há também a volta a entrar em uma relação muito mais profunda com o Eterno, ao ter a revelação das Escrituras do ponto de vista hebreo.
A forma de pensar muda e vamos entendendo a palavra como nunca. É como se um véu caísse da mente e agora vemos a grandeza do Eterno.
Os mandamentos já não são vistos como pesados, mas como algo atual e aplicável à vida diária.
E um desejo maior de estudar e aplicar os mandamentos à vida pessoal, familiar e comunitária.
– Este texto também nos ensina que o movimento da restauração tem que começar nos lugares mais distantes da terra. Por isso o movimento messiânico é mais forte fora de Israel. O Eterno está começando sua obra de restauração nos últimos tempos, até que todo mundo veja que Aquele que dispersou a Israel também o recolherá sem deixar ninguém de fora.
Mas este texto fala de algo muito maior. Fala de Dv.18:15-19. A volta nos últimos tempos implica na volta à Torá Viva, Yeshua HaMashiach.
Quando isso suceder, então Deus fará um grande milagre. Nos levará à terra que foi prometida à descendência de Avraham, Yitsjak y Yaakov, inclusive os gentios convertidos pelo Mashiach, que não são descendentes físicos de Avraham, como está escrito em Gl.3:7e29: “Os que são da fé, estes são filhos de Avraham… E se sois do Messias, então sois descendência de Avraham, herdeiros segundo a promessa.”
Dv. 30:7 “O Senhor, o seu Deus, enviará então todas essas maldições sobre os inimigos que os odeiam e os perseguem”
– Isto se refere à volta de Yeshua quando serão destruídos todos os exércitos que tenham feito guerra contra Yerushalayim, cf. Zacarías 14.
30:11-14 “Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto (hebraico NIFLET (não é difícil entender, fazer), e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires”.
O shaliach Shaul dá uma aplicação messiânica a este texto, no nível drash (significado homilético=abordagem mais técnica), Ele mostra que o mandamiento se refere a Yeshua que é a Torá Viva, conf.Rm.10:6-10: “Mas a justiça que vem da fé diz: "Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu? ’ (isto é, para fazer Mashiach descer) ou ‘Quem descerá ao abismo? ’ (isto é, para fazer subir Mashiach dentre os mortos). Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está e m sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da fé que estamos proclamando: Se você confessar com a sua boca que Yeshua HaMashiach é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Observe a conexão entre guardar os mandamentos e ser salvo por reconhecer a Yeshua como O Adón resuscitado.
O mandamento de Dt.18:15-19 traz salvação mais do que qualquer outro! Ele fala de escutar e obedecer ao Profeta como Moshé. O que cumpre esse mandamento se salvará eternamente, como está escrito en Atos 16:31: “E eles disseram: Crê no Senhor Yeshua HaMashiach e serás salvo, tu e a tua casa”. Ou seja:Obedeça ao mandamento, não apenas crer no sentido intelectual, mas de obediência.
Podemos entender que a salvação que se dá por meio de Yeshua é a porta para a volta obediente aos mandamentos do Eterno.
30:19 “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”
– O homem tem a faculdade para escolher o caminho da vida ou da morte. Mas Deus ordena escolher o caminho da vida. Quem não faz isso se rebela contra o Eterno e sofrerá a morte por sua rebelião.
O céu e a terra são testemunhas de todos os pecados do povo de Israel. Portanto terão que ser destruídos depois do milênio, tanto o céu como a terra para que não haja testemunhas dos pecados de Israel, cf.
Isaías 65:17 “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”.
Is.66:22 “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome”.
Mt.5:18 “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido”.
2Pd.3:13 “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”
Ap.21:1 “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.
– O caminho da vida é o caminho do amor ao Eterno. O amor a Ele se manifesta em obediência à Sua voz em uma relação íntima com Ele.
– Ele é a vida eterna conforme 1Jo.5:20 “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para que conheçamos ao que é Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Yeshua HaMashiach. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
A palavra “Este” faz referência ao Pai, não a Yeshua. O Pai é o Verdadeiro Elohim e a vida eterna, e esta vida eterna está depositada em Seu Filho Yeshua, como está escrito em 1Jo.5:12 “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”
Escrito por Celeste M. de Sousa Novas