Chanuká (Festa da Dedicação)

A festa judaica de Chanuká, também conhecida como Festa das Luzes ou Festa da Dedicação (João 10:22), celebra a purificação e rededicação do Templo de Jerusalém pela família de Yehudah (Judas) Macabeu por volta do ano 167 AC. Diferente da crença popular, “Macabeu” não era o sobrenome de Yehudah e seus irmãos (filhos de Matatias).


Então o que significa o nome “Macabeu”? Aparentemente Macabeu era o apelido de guerra de Judas e é um acrônimo (m.k.b.i) para as palavras "MiKamocha Ba-elim Adonai": “Quem é como tu, Adonai, entre os deuses?” (Shemôt/Êxodo 15:11). Por que eles escolheram um verso do Cântico de Moisés como base para sua identidade? Este cântico de louvor celebra a derrota do poderoso exército egípcio enquanto o povo atravessava o Mar Vermelho, o exemplo perfeito do fraco superando o forte.

Mas muito mais que isso, este cântico faz uma referência explícita ao Templo de Jerusalém: “o lugar, Ó Senhor, que tu fizestes de moradia, o santuário, Ó Senhor, que tuas mãos estabeleceram (Shemôt/Êxodo 15:17). Nas suas batalhas contra os Selêucidas os Macabeus se inspiraram na história do Êxodo, esperando pelo dia em que D’us "os plantaria na montanha de sua herança definitivamente”.

Um relato bem interessante e detalhado a respeito da origem dessa festa e da rededicação do Templo encontra-se registrado no primeiro Livro dos Macabeus.

“36Então Judas e seus irmãos disseram: "Nossos inimigos estão destroçados. Subamos agora para purificarmos o lugar santo e a celebrarmos a sua dedicação." 37Todo o exército se reuniu e subiram ao monte Sião. 38Contemplaram o Santuário desolado, o altar profanado, as portas incendiadas, os arbustos crescendo nos átrios como se num bosque ou sobre uma das montanhas, e os aposentos destruídos. 39E, rasgando as vestes, fizeram grande lamentação. Cobriram-se de cinza, 40caíram com a face por terra e, tocando as trombetas para dar os sinais, elevaram clamores ao céu. 41Entrementes, Judas ordenou a alguns homens que ficassem atacando os que estavam na Cidadela, até que ele completasse a purificação do santuário. 42A seguir escolheu sacerdotes sem mácula, observantes da Lei, 43os quais purificaram o lugar santo e removeram para lugar impuro as pedras da contaminação. 44Deliberaram também sobre o que deviam fazer do altar dos holocaustos que havia sido profanado, 45e ocorreu-lhes a boa inspiração de o demolirem, a fim de que não se tornasse para eles motivo de desonra o fato de os gentios o terem contaminado. Demoliram-no, pois, 46e puseram as pedras no monte da Morada, em lugar conveniente, à espera de que viesse algum profeta e se pronunciasse a esse respeito. 47Tomaram então pedras intactas, segundo a prescrição da Lei, e construíram um altar novo sobre o modelo do precedente. 48Restauraram o lugar santo e o interior da Morada e santificaram os átrios. 49Fabricaram novos utensílios sagrados e levaram para dentro do Templo o candelabro, o altar dos perfumes e a mesa. 50Queimaram incenso sobre o altar e acenderam as lâmpadas do candelabro, as quais voltaram a brilhar no interior do templo. 51Puseram, ainda, os pães sobre a mesa, suspenderam as cortinas e chegaram, assim, ao termo de todos os trabalhos empreendidos. 52No dia vinte e cinco do nono mês — chamado Casleu — do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram de manhã cedo 53e ofereceram um sacrifício, segundo as prescrições da Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54Exatamente no mês e no dia em que os gentios o tinham profanado, foi o altar novamente consagrado com cânticos e ao som de cítaras, harpas e címbalos. 55O povo inteiro se prostrou com a face por terra para adorar, elevando louvores ao Céu que os tinha tão bem conduzido até ali. 56Celebraram a dedicação do altar por oito dias, oferecendo holocaustos com alegria e imolando também o sacrifício de salvação e de louvor. 57Enfeitaram a fachada do Templo com guirlandas de ouro e pequenos escudos, e renovaram os portais, bem como os aposentos, nos quais colocaram portas. 58Reinou, pois, extraordinária alegria entre o povo e assim foi cancelado o opróbrio infligido pelos gentios. 59E Judas, com seus irmãos e toda a assembléia de Israel, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria”. (1º Macabeus 4:36-59 – Bíblia de Jerusalém)

Como vimos na passagem do Evangelho de Yochanan/João 10:22, Yeshua (Jesus) celebrou esta importante festa. Infelizmente a cristandade hoje não celebra esta festa, pois foi substituída pela festa do dia do deus sol, 25 de Dezembro. Como ninguém sabe ao certo o dia em que Yeshua nasceu, o dia do deus sol passou a ser considerado como o dia do seu nascimento. Porém, devemos saber que Ele nasceu durante o Censo decretado por César Augusto, por volta do ano  4 a.C. e o Imperador não era tão louco para fazer um censo durante o Inverno. A data mais provável do nascimento de Yeshua é durante a Festa de Sukôt (Tabernáculos) que normalmente ocorre entre os mêses de Agosto e Outubro.

 

Rabino Messiânico Jaime Araujo