Parashiôt 1 a 12 (B`reshit / Gênesis)
Parashá B’reshit – No Princípio (Gênesis 1:1 a 6:8)
No Livro A Morte da Razão de Francis Schaeffer, ele diz que se alguém não entender os onze primeiros capítulos de Gênesis, dificilmente entenderá o restante da Bíblia. É sabido que entre a cristandade, pouco se estuda, pouco se comenta e pouco se prega sobre estes onze capítulos. Os sábios da antiguidade dividiram estes onze capítulos em duas parashiot, facilitando assim o seu estudo, então a cada ano nos deparamos com eles e podemos aprender mais sobre os primórdios deste planeta e por que não dizer do próprio Universo.
Pela vastidão dos assuntos aqui abordados, vou começar pelo diálogo do Eterno e Caim, o primogênito de Adão e Eva, baseado num estudo de Dr.Jonathan Allen. O Senhor fala com Caim (Gênesis 4:6-7), mas as palavras de advertência, como sabemos agora, caiu em ouvidos surdos . Abel, irmão mais novo de Caim acaba de trazer uma oferta do melhor de suas ovelhas, que teve a aprovação do Senhor, enquanto a oferta de Caim não. O rosto de Caim caiu e ele ficou mal-humorado. Vendo como as coisas estavam indo, o Senhor ofereceu algumas palavras de conselho.
Vejamos o que dizem alguns comentaristas do Talmud:
O Rabino Yaakov ben Asher (1269-1343 EC), também conhecido pelo apelido de Baal HaTurim comenta que "existem dois tipos de desejo: o desejo dos ímpios para o pecado e o desejo do Santo , Bendito seja Ele." Os rabinos antigos sugerem que existem quatro tipos de desejo: "o desejo de uma mulher é para ninguém, mas o marido: "e teu desejo será para o teu marido" (B'reshit 3:16), o desejo do Tentador é para nenhum, mas Caim e seus companheiros: "o pecado jaz à porta , e para você é o seu desejo" (04:07) o desejo de chuva é por nada , mas a terra". Ele se lembrou da terra, e os abençoou (Salmo 65:10). E o desejo do Santo, bendito seja Ele, é para ninguém, mas Israel: 'E seu amor é por mim" (Ct 7:11) " (B'resheet Rabá 20:07 ) . Plaut também pega na conexão da conversa do Eterno com Eva , comentando que isso reflete "as palavras de D'us a Eva quando ela é punida ( B'resheet 3:16) " .
Todos os comentaristas judaicos vêem a palavra desejo, como sendo uma referência codificada a inclinação para o mal. Umberto Cassuto explica, " isso simboliza o impulso mal, a analogia é a de um animal à espreita de sua presa, em outras palavras, ele vai sempre ser encontrado em seu caminho ."
O Rabino Shlomo Yitzchaki (1040-1105 EC ) acrescenta, "esta é a unidade para o mal , que constantemente anseia e deseja ir até você." Ceder à inclinação para o mal - uma tendência natural do ser humano - só faz piorar as coisas.
O Rabino Ovadia Sforno (1470-1550 EC) assinala que "se você ligar para ele (a inclinação para o mal ) e sucumbir aos seus desejos maus, como dizem os nossos sábios: a inclinação para o mal dentro do homem se torna mais forte a cada dia" . Ele cita aqui do Talmud : "Rabi Isaac afirmou , A (má) inclinação de um homem cresce mais forte dentro de si a cada dia, como se diz , "... as inclinações do coração deles pendiam só para mal o dia todo' ( B'resheet 06:05 BJC). O rabino Simeão ben Lakish afirmou , a má inclinação de um homem cresce em força no dia a dia e procura matá-lo, como se diz , 'o ímpio espreita o justo, e procura matá-lo" (Salmo 37:32)", (b. Sucá 52a -b).
Rabino Assi pinta um retrato vívido desta palavra: "a má inclinação é em primeiro lugar como o fio de uma aranha , mas no final se transforma em cordas grossas, como se diz : "Ai daqueles que começam puxando a transgressão com corda de falsidade e terminam arrastando o pecado com cordas de carruagem!" (Isaías 05:18,JPS).
Os comentaristas são igualmente unânimes em concordar com a última frase em que, embora o desejo de pecado é convincente poderoso, sua influência não é inevitável. Citando a última frase do verso - "mas você pode dominá-lo " , laconicamente Rashi comenta: "se você quiser , você vai superar isso." Cassuto acrescenta: "não são entregues em seu poder , e se só você tem o desejo , pode opor-lo e superá-lo e livrar-se de sua influência ".
Chegamos ao ponto, então, que é fundamental para nós, como crentes em Yeshua . Como é que o pecado entra em nossas vidas? Antes de sermos crentes não havia nada, para barrar nossa própria consciência, para nos impedir de cometer o pecado, alguns de nós foram mais bem sucedidos do que outros em fazer a coisa certa, mas de Salomão até Rav Sha'ul a Escritura é muito clara : "Certamente não há homem justo sobre a terra que faça o bem e nunca peque." ( Eclesiastes 7:20 - ESV ) - "Todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23). Rav Sha'ul acrescenta: "todas as pessoas , judeus e gentios , são controlados pelo pecado" (3:9). Mas, em Yeshua, tudo mudou: "Se alguém está unido ao Messias, ele é uma nova criação - as coisas velhas já passaram ; vejam: o que há agora é diferente e novo!" (2 Coríntios 5:17 ,BJC).
Nós permitimos que o pecado entre em nossas vidas , tomando más escolhas, optando por agradar a nós mesmos ao invés de fazer a coisa certa, deixando a nossa carne assumir o controle - comida, bebida , sexo - em vez de exercitar os dons do Espírito, como bondade, paciência e auto-controle (Gálatas 5:22). Mas será que isso realmente importa?
Primeiro de tudo, Rav Sha'ul dá a este imperativo para a comunidade em Roma: "Portanto, não deixe que o pecado reine em vosso corpo mortal para que ele os torne obedientes aos seus desejos, e não ofereçam nenhuma parte de si mesmo como instrumentos da impiedade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre os mortos, e os vossos membros como instrumentos de justiça para Deus. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo do legalismo, mas debaixo da graça" - (Romanos 6:12 -14, JPS).
Estamos a fazer uma ruptura clara e permanente com o passado, com os seus hábitos e práticas pecaminosas . Rav Sha´ul repete a promessa do Senhor de que o pecado não será o nosso mestre , podemos escolher não pecar , somos capacitados pelo Espírito para não pecar e a vitória foi conquistada para nós pelo Messias Yeshua.
Ya´akov (Tiago, irmão do Senhor), coloca isso numa perspectiva muito simples de ser entendida: "Ninguém ao ser tentado diga: “estou sendo tentado por Deus". Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém. Em vez disso, cada pessoa é tentada ao ser arrastada e atraída pelo engano do seu desejo. (* mesma palavra que o Eterno falou a Caim) Então tendo sido concebido, o desejo dá à luz o pecado e quando o pecado cresce plenamente, dá à luz a morte" (BJC).
E o Rav Sha´ul mais uma vez inspirado pelo Ruach HaKodesh sela esta linha de pensamento: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar" ( 1 Cor.10:13 BVN).
Então meus amados, a próxima vez que o pecado bater na porta de sua mente e certamente ele vai bater, firme-se nestas verdades. Algumas vezes cedemos ao desejo da nossa carne e pecamos, muitas vezes coisas feias mesmo, mas não é o fim da nossa caminhada, graças a D´us! Podemos e devemos aplicar a "receita" prescrita pelo Apóstolo Yochanan (João): "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" ( 1 João 1:9.BVN). Aleluia!!!
Comentando sobre o texto original, o Rabino Sforno disse, "você pode dominá -lo através da imagem de Deus dentro de você, como os sábios dizem: Se não fosse pela ajuda do Santo , Bendito seja Ele, eu não seria capaz de ficar de pé, como ele diz , "Mas Adonai não vai abandoná-lo ao poder do mal , Ele não vai deixá-lo ser condenado em julgamento " (Salmo 37:33 , JPS ).
O Senhor D'us está compartilhando seu segredo com o mundo: "o segredo é este:" o Messias unido com você. Nisso se baseia a sua esperança de glória!" (Colossenses 1:27, CJB ) ou mais sucintamente: "Cristo em vós, a esperança da glória" (ESV) .
Que todos nós possamos ser encontrados em Deus e Ele em nós. Que todos nós que já caímos, possamos nos levantar em Yeshua HaMashiach e andar em vitória.
Não aceite a mentira que você é um derrotado (a) e que não tem mais jeito. Isso é mentira do adversário, o mesmo que enganou a Caim. Se você aceitar esta mentira, estará negando a eficácia do sangue de Yeshua que tira o pecado do mundo.
Que o Pai Eterno lhe abençoe neste Shabat, trazendo paz, saúde, graça, força e a alegria de viver, no nome de Yeshua, Nosso Senhor!
Rosh Jaime Araujo
Versões Bíblicas usadas:
BJC - Bíblia Judaica Completa.
ESV- English Standard Version.
JPS - Jewish Plublication Society.
BVN - Bíblia Vida Nova
8ª Porção da Torá – Bereshit (Gênesis) 32.4 (3)-36.43.
Rosh Jaiem Araujo
Parashá Toledot - Gerações
Bereshit / Gênesis 25:19 a 28:9.
"Ali Yitz´chak edificou um altar e invocou o Nome de Adonai.Ali ele armou a sua tenda e ali os seus servos cavaram um poço." (Bereshit/ Gênesis 26:25 - BJC).
Por que não recebemos as respostas das promessas que temos? Por que muitas vezes duvidamos daquilo que D´us nos fala? Como prevalecer contra as dúvidas, as oposições e os ataques do inimigo? É importante olhar estas questões do ponto de vista desta Parashá.
A palavra ( SHAM) ocorre três vezes neste verso, em cada caso, imediatamente após o verbo : " edificou ali ", "armou ali" e "cavaram ali." O quê fez este lugar ser tão especial? O versículo anterior fornece o contexto : "Naquela noite, Adonai apareceu a ele e disse:"Eu sou o D´us de teu pai Avraham não temas, porque eu sou contigo ,te abençoarei e aumentarei a sua descendência causa do meu servo Avraham. " ( B'resheet 26:24 - JPS).
O Senhor havia aparecido e falado com Yitz´zak ,dando-lhe as garantias e prometendo a Sua bênção . A partir desse lugar de revelação , Yitzkhak então responde de três maneiras consecutivas.
Aqui vou fazer uma pausa, para tentar explicar porque e como escolho comentar as Parashiot ( plural de Parashá), por assuntos e não versículo por versículo.
1- Creio ser mais relevante, focar em um assunto, ou um tema do que explanar vários versículos ( as vezes chegam a 500 , dependendo da Parashá).
2- Nosso povo é acostumado a não ser desafiado a pensar. Eu tento provocar o cérebro dos leitores ou ouvintes, para sair fora do lugar comum que geralmente vejo nas mensagens por ai.
3 - Quando alguém prega ou ensina versículo por versículo, é muito bom, porém é como atirar em um bando de pássaro, se acertar, acertou. Este tipo de mensagem é muito válida em estudos bíblicos, escolas sabatinas ou escolas dominicais. Num culto onde temos menos de 30 minutos para pregar, não creio ser o melhor método.
4 - Um versículo básico em minha vida é 2 Coríntios 10:12, não gosto de fazer comparações. Cada um é usado pelo Eterno de acordo seu dom, chamado e treinamento. Se Rabino fulano, Rosh beltrano,Pastor ciclano prega ou ensina melhor que eu, glória a D´us! Eu sou o que sou em Yeshua HaMashiach meu Senhor!
5 - Por que cito fontes rabínicas, cristãs e extra bíblicas? Porque não tenho toda a revelação, se alguém acha que tem, este tal deve está na glória!!
Dito estas palavras, volto para a Parashá:
Como alcançar as promessas?
Em primeiro lugar, Yitz'khak constrói um altar e invoca o nome do Eterno, ali,neste lugar. O Eterno responde com a revelação na adoração.
Nahum Sarna comenta que "entre os patriarcas, os atos de culto são sempre individuais, nunca público. Os patriarcas não tomam parte em qualquer culto existente e eles sempre construíram novos altares ou reutilizaram o que eles mesmos anteriormente ergueram . "Yitz'khak, então, constrói um novo altar oferece adoração ao Eterno .
Embora não haja nenhuma menção específica de sacrifício, a palavra hebraica para o altar, deriva da raiz, para abate, com um pré formativo para indicar o local onde a ação do verbo ocorre , então , logicamente, um sacrifício seria esperado para ser parte do processo de adoração. Não sabemos exatamente qual o significado da frase: "ele invocou o nome do Eterno ".
Friedman traduz " e [ ele ] invocou o nome do Altíssimo ", o que pode indicar a oração que usa especificamente ou fala o nome divino, outros sugerem " proclamou ". O que é importante é que , tanto para as pessoas de sua própria casa e quanto para os vizinhos cananeus, ele identifica o objeto de sua adoração : El Shadai e não qualquer uma das divindades ou imagens locais . Este é o primeiro passo para receber a provisão da promessa: como você reage ao que D´us lhe promete: adoração é a chave!
Em segundo lugar, Yitz'khak arma a sua tenda naquele lugar. Como eram pessoas nômades, eles armavam as suas tendas para que eles tivessem um lugar para dormir , uma área ou curral para os animais , e um espaço protegido para as mulheres e as crianças. Sabendo que Yitz'khak teve a visita de HaShem à noite , ele já deve ter vivido neste padrão " acampado durante a noite ". Então o que mais é que o texto pode nos fazer saber quando ele nos diz que ele armou ali a sua tenda ? Que ele tomou a decisão de permanecer nesse lugar por mais do que apenas uma noite ou duas. Não foi uma parada normal por apenas uma noite, examinado o texto vemos que ele pretendia ficar mais tempo ali. Porém há sempre a expectativa de seguir em frente : para procurar comida ou água, mais ou menos sombra ou abrigo, melhor pasto .
Tomando a decisão de ficar , por outro lado, pode significar mover algumas das tendas em uma posição melhor para refrescar durante o dia, desembalar um pouco da bagagem para permitir o acesso a mais roupas, panelas, etc, coisas que não seriam utilizadas apenas em uma noite. Isso pode significar a construção de estruturas mais firmes e menos temporárias para os animais e criação de turnos regulares para vigiar os rebanhos e manadas .
Montando acampamento exigia uma certa expectativa da disponibilidade de água e comida, de uma posição sustentável para fazer valer a pena o esforço de fazer uma habitação adequada. O que fez Yitz'khak decidir ficar lá depois de parar apenas uma noite ?
O Senhor fez uma promessa lá, então Yitz'khak permanece lá para receber a promessa. Ele não se moveu até que a promessa do Senhor foi realizada, até que ele vê isso acontecer. Este é o passo de decisão .
Em terceiro lugar, os servos de Yitzkhak cavaram um poço . Isto é um investimento significativo de tempo e esforço necessário, para obter um recurso de água a longo prazo .
O Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), explica que , a raiz da palavra usada neste verso, e , a palavra usada mais tarde no versículo 32, não são as mesmas. Aqui seria o início da escavação e da conclusão , cavando tão fundo até a água jorrar . Ele comenta: " Antes , com os filisteus(vs15) , Yitzkhak teve que recavar os poços antigos, quando ele tinha encontrado,os filisteus taparam, depois (vs20) aconteceu a mesma situação com os pastores de Gerar . Agora, no lugar onde D´us tinha aparecido, ele não tinha que se preocupar com mais nada." O Rabino Sforno acrescenta, " depois que ele se inspirou para " invocar o nome do Eterno, os servos de Yitz'khak cavaram com sucesso um poço sem conflito. "Este terceiro passo , é o passo prático: a realização da promessa.
Dr.Jonathan Allen, faz um paralelo sobre isso em relação ao ministério de Yeshua: "Podemos ver algo da mesma coisa durante o ministério de Yeshua. No início da história de seu ministério terreno, Yeshua cura um leproso: "E um leproso veio a Ele, rogando-lhe e caindo de joelhos diante dele, dizendo-lhe: "Se quiseres, podes tornar-me limpo ", e movido de compaixão, Ele estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: "Eu quero; seja purificado. " Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo." (Marcos 1:40-42 , NVI). O leproso teve uma revelação de que Yeshua podia curá-lo, então ele vai ao encontro de Yeshua, algo totalmente fora do padrão da época e implora para ser curado, em seguida, recebeu a cura .
Outra vez de forma mais clara , vemos a história de Bartimeu: "Como [ Yeshua ] estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão , um mendigo cego chamado Bartimeu , filho de Timeu , estava sentado à beira da estrada , quando ouviu que era Yeshua , o Nazareno , começou a gritar e dizer: ' Yeshua , Filho de David, tem misericórdia de mim! " E muitos o repreendiam, dizendo para ele ficar quieto , mas ele continuou clamando ainda mais : "Filho de David, tem misericórdia de mim ! ' E Yeshua parou e disse: " Chamai-o aqui. E chamaram o cego, dizendo -lhe: " Coragem , levanta-te ! Ele está chamando por você. E deixando de lado a sua capa , ele se levantou , e veio a Yeshua. Yeshua disse: ' O que você quer que eu faça por você? " E o cego lhe disse: " Rabi , quero recuperar minha vista! " E Yeshua lhe disse: " Siga o seu caminho , a sua fé lhe salvou . " E logo ele recuperou a vista e começou a segui a Yeshua pelo caminho." (Marcos 10:46-52 , NVI) .
Aqui Bartimeu teve uma revelação do Espírito que Yeshua podia curá-lo , então ele toma a decisão e começa a gritar , chamando o nome de Yeshua, apesar da oposição . Finalmente, ele também recebe a cura do Espírito prometido e lhe deu a fé para reivindicar. "
Qual é a nossa resposta à presença de D'us, a uma revelação ou uma promessa que Ele nos dá ? Creio que deve ser os mesmos três passos que Yitz'khak tomou. Em primeiro lugar , a adoração - devemos agradecer a Deus a promessa que Ele nos deu e invocar o seu Nome , isto é, afirmar que a promessa vem de D´us e não é fruto da nossa imaginação ou de uma fonte oculta ou demoníaca.
Em segundo lugar , devemos tomar a decisão de ficar ali, na promessa, até que D´us comece a cumpri-la, não devemos vagar por ai, à procura de outra promessa ou algo que parece ser a resposta, mas ficar parado, de pé firme contra qualquer e toda a oposição, até que D´us torne a promessa realidade e podemos ver sua mão movendo em nossas vidas.
Em terceiro lugar, agimos enquanto a promessa está sendo cumprida e investimos o nosso tempo, energia e recursos , para viver agora com a provisão que o Eterno tem nos dado, a parte prática. Tomando posse daquilo que o Eterno lhe prometeu e vivendo de acordo com a Sua boa vontade!!
Quais as promessas que D´us lhe fez e ainda não foram cumpridas? Pare de correr para aqui e para ali, mantenha-se firme onde Ele lhe colocou e então você deve invocar o Nome do Senhor até que Ele faça acontecer o que prometeu!!!
Que Ele lhe abençoe e apresse a nossa Salvação!
Salvador 01/11/2013
Rosh Jaime Araujo
Versões bíblicas usadas:
BJC - Bíblia Judaica Completa.
JPS - Jewish Publication Society.
NVI - Nova Versão Internacioonal.
Parashá Vayeshev - E ele habitou
(B'reshit - Gênesis - 37.1-40.23)
"...Seu sinete com o cordão e o cajado. Ele então a possuiu, ela concebeu dele.Levantou-se ela e se foi." (Bereshit - Gênesis 38:18-19a - BVN).
As vezes a Bíblia nos confronta com situação inusitadas, as vezes não esperamos que um Livro sagrado tenha histórias estranhas como esta. Desde sempre sabemos que a Bíblia não esconde nada, pois mostra os seres humanos em toda a sua plenitude, sejam as boas virtudes ou sejam os péssimos traços de carater.
É muito importante aqui que tenhamos atenção não no fato em si, mas nos seu desenrolar através da História. Este relacionamento errado de Judá veio a ser parte do plano do Eterno para redimir a raça humana. Eu creio que, pelo fato de Judá ter reconhecido e se arrependido ( vs.26), o Eterno pôde agir para através da descendência de um dos filhos deste relacionamento ( Péretz) para trazer o Rei David e consequentemente o maior de todos os Judeus da História, Yeshua Ben David!
Por que o Eterno permite que coisas assim aconteçam? É da vontade Dele que as pessoas façam o que lhes "dê na telha"? Esta é uma questão muito teológica e as vezes nos perdemos em meio às discussões e ficamos legalistas em nossos conceitos e nos esquecemos que Ele pode mudar tudo, desde que haja arrependimento e confissão, a redenção está garantida.
Essa seqüência rápida de verbos marca o ponto de pivô na história de Judá e Tamar , que ocupa toda esta aliá e capítulo 38 de B'resheet . No texto a suposta prostituta pede os sinais de identificação e autoridade de Judá, ou seja o selo ou anel de sinete com o cordão que o segurava , e o cajado pessoal de Judá. Tamar - faz o papel calculado , mas arriscado de uma prostituta - ela exige como garantia contra o pagamento por seus serviços sexuais. Isto é aproximadamente equivalente à carteira de identidade, carteira de motorista e cartões de crédito de hoje - uma promessa substancial - quase tudo o que um homem tinha para ser identificado : a sua identidade e os sinais de autoridade.
Vejamos alguns comentários dos sábios da antiguidade:
Abraham Ibn Ezra : (1089-1167 EC) critica o comportamento de Judá: "Ele estava tão dominado pela luxúria que ele entregou a Tamar três objetos importantes como uma promessa de algo tão insignificante como um cabrito".
Robert Alter discerne : " Judá morde a isca - seu apetite sexual não tolerou adiamento " 1. Robert Alter novamente observa que o verbo usado para o ato sexual em si é ", possuir " , um verbo que descreve o processo mecânico e não a alternativa mais usada para maridos e esposas , "conhecer " , o que , pelo menos, supõe alguma relação.
A transação comercial aqui é completamente desprovida de emoção; Tamar mantém o véu no lugar de modo que Judá não pode ver seu rosto ou adivinhar sua identidade, ele nem ao menos pergunta quem é ela ou qual o seu nome. Como o versículo 20 nos diz , Judá apenas se refere a ela como "a prostituta cultual" . Hira, o adulamita , que tomou o cabrito para lhe pagar e resgatar a promessa, saiu a procurar por uma desconhecida "a prostituta cultual", que estava em Enaim, à beira da estrada " (v.21 , BJC ). O último verbo no versículo 18 - ela concebeu, vem da raiz, "para engravidar ou ficar grávida " . Esta é a última parte da transação : Tamar ganha seu objetivo - talvez, desde seu casamento com o filho primogênito de Judá (ter um filho com um homem na família de Judá) .
Tem pessoas que não pensam duas vezes para alcançar seus objetivos. Tem pessoas que usam a máxima " o fim justifica os meios" e põe as suas vidas em situações perigosas. O quê teria acontecido a Tamar se Judá tirasse o seu véu?
Dr. Jonathan Allen faz uma tentativa de atenuar o comportamento de Tamar, usando os comentários de outros sábios:
O Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), aponta, "Embora a viúva do falecido ( Er e Onan ) aparece como ainda esperando pelo cumprimento do contrato ( Lei do Levirato) de casamento com um membro da família , na verdade, seu desespero chegou a tal ponto , que a levou a tomar uma medida drástica. Ela cansou de esperar que Judá desse seu filho mais novo como esposo."
Na história de Judá e Tamar , vemos um número de pessoas se comportando mal . O texto retrata , de um lado como Judá movido pela concupciência da carne age de uma forma precipitada e insensato . Por outro lado , o texto mostra também o custo de tomar matérias em suas próprias mãos , tanto na ação imediata,quanto nos riscos que podem seguir. O contexto mais amplo do capítulo mostra que o evento descrito no texto foi o resultado do pecado dos dois filhos mais velhos de Judá , Er e Onan . Judá então não consegue manter suas responsabilidades e abandona sua nora inocente. Mais tarde, Judá age novamente de forma irrefletida e intempestiva que quase faz dele o assassino de seus próprios filhos. Sim, isso parece ser o fio condutor que percorre todo o interlúdio .
No entanto , incrivelmente , é um desses filhos gêmeos nascidos de Judá com Tamar , que continua a linha de Judá até o rei David : "Esta é a genealogia de Peretz: Peretz gerou a Esrom , Esrom gerou a Ram, Ram gerou a Aminadabe , Aminadabe gerou a Naassom , gerou Naasson Salmon , Salmon gerou a Boaz , Boaz gerou a Obede , Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a David " (Rut 4:18-22 - JPS ).
O nome de Peretz é usado como uma bênção , em Beit Lechem , quando Boaz casa-se com Rut: "E que a tua casa como a casa de Peretz que Tamar deu a Judá - através da prole que o Senhor lhe dará por este jovem" (4:12, bíblia - JPS ). Eventualmente, é claro , essa genealogia chegou no segundo ramo de Jessé (Isaías 11:1), Yeshua HaMashiach (Atos 13:22-23 ) . No final a persistência de Tamar na luta por seus direitos, valeu a pena". Mas, nem sempre "os fins justificam os meios."
Esta história, nos dá uma poderosa lição de como rapidamente e, sem pensar nos envolvemos com o pecado , e que um preço alto o compromisso exige de nós. Isso nos mostra quão pouco nós valorizamos o que temos e quão pouco nos valorizamos. O pecado nos deixa em apuros , nos faz tomar as decisões erradas na pressa e, em seguida, levanta-se e vai embora deixando-nos sofrer as consequências.
Por isso que a Bíblia fala tão seriamente sobre como devemos tratar com o pecado. Infelizmente quando estamos sendo movidos pela concupciência da carne, não damos ouvido à voz do Espírito de D´us e nem prestamos atenção nas consequências. O que vem depois pode ser muito ruim para as partes envolvidas. Não espere que ao plantar batatas você vai colher uvas!
Alguém ai pode me dizer, é: " D’us escreve certo em linhas tortas", porém não é este o conceito da Torá. O Eterno escreve sempre certo em todo o tempo. Não podemos criar desculpas para justificar nossos pecados.
Esta história nos leva a ver a história de Miryam de Magdalah (Lucas 8:2), a qual Yeshua expulsou sete demônios, como depois ela foi a primeira pessoa a ver o Senhor ressurreto (Marcos 16:9) e usada pelo Eterno para levar a boa notícia da ressurreição para os discípulos (vs.10). Amados, a lição aqui é que há poder no Eterno para transformar pessoas e situações, desde que estejamos dispostos a colaborar com Ele!!
Por outro lado vemos que em Yeshua , não estamos mais sujeitos ao reino deste mundo e sim somos parte do reino de D’us. O Espírito nos dá o poder para resistir ao pecado e tomar decisões certas: "Nenhuma tentação incomum, maior do que as pessoas normalmente experimenta,sobreveio a vocês; D'us não permitirá que sejam tentados além do que vocês podem suportar. Pelo contrário, juntamente com a tentação Ele lhes proverá o escape, de modo que vocês serão capazes de suportar." (1 Coríntios 10:13 - BJC ) .
Então, quando o inimigo bater em sua porta , não abra, pelo contrário: "submetam-se a D’us . Além disso,resistam ao adversário , e ele fugirá de vocês." (Tiago 4:7 - BJC) .
Vamos assim fazer e que o Eterno nos ajude através de Seu Filho Yeshua HaMashich, no poder do Ruach HaKodesh (o Espírito Santo). Amém
Rosh Jaime Araujo
1 . - Robert Alter , A Arte da Narrativa Bíblica , Basic Books 1981 , 0 a 465-00427 -X , página 45
Versões bíblicas usadas:
BVN -Bíblia Vida Nova.
JPS - Jewish Publication Society.
BJC - Bíblia Judaica Completa.
Parashá Vayiechi - E ele viveu
(Gênesis 47:28 a 50:26)
Haftará - 1 Reis 2:1 a 12.
Brit ChaDashá - 1 Pedro 1:3 a 9.
Bereshit/Gênesis 49:10 "O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de seus pés, até que venha a Shiloh e a ele obedederão os povos." (JPS).
Esta introdução é parte do comentário de Dr.Jonathan Allen:
"Este versículo bem conhecido faz parte das bênçãos finais de Ya'akov a seus filhos , que ocupa a maior parte do capítulo quarenta e nove de B'resheet/Gênesis . O texto neste capítulo está entre os mais antigos estilos de hebraico na Bíblia hebraica , então contém uma série de palavras que são muito difíceis de traduzir em uma sintaxe que é muitas vezes difícil de analisar. Este versículo em particular é parte da bênção dada a Judá , o quarto filho e de Ya'akov é amplamente considerada como uma previsão de que o Messias nasceria dentro da tribo de Judá, que seria o líder das tribos de Israel".
Em uma das promessas feitas pelo Senhor ao rei David, diz: "Eu nunca vou retirar meu favor dele como eu retirei de Saul, a quem tirei para dar espaço para você " (2 Samuel 7:15, JPS ) para dizer: " enquanto há realeza em Israel , o cetro do reino não seria removido de Judá, em favor de outra tribo " . Ele significa que, durante , por exemplo, o tempo em que Israel estava no exílio na Babilônia , essa promessa foi suspensa - porque Israel não tinha soberania - só que esta promessa como um "todo" não foi revogada .
Pensando talvez mais sobre o início da "era Messiânica", Richard Elliott Friedman acrescenta, " o cumprimento virá quando Judá torna-se a maior das tribos e sua família real, os reis descendentes de David, governar durante séculos e mantenha a promessa messiânica ".1*
A palavra aqui traduzida como " cetro " é o cajado pessoal ou vara de um pastor , professor ou governante . É tomado como " cetro " e um sinal de autoridade em uma série de textos (Isaías 14:05 , Ezequiel 19:11,14 ; Zacarias 10:11, Salmo 45:7 ). A palavra , por outro lado, vem da raiz geminado , para gravar ou inscrever , sendo usada como substantivo, para um legislador , ou um juiz ou governante .
Nahum Sarna salienta que é traduzida como " o poder do governante " em B'midbar/Números 21:18 e Salmo 60:9 , mas em D' varim/ Deut. 33:21, é usada como o " líder, régua ", o mesmo ocorre em Juízes 05:14 e Isaías 33:22 . Se for tomado como um cajado , então podemos imaginar a seguinte cena: "um rei sentado em seu trono com um cajado entre as pernas / pés ".
O Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), comenta que " a autoridade que cuida da manutenção e da consciência da Lei Divina , a Torá , sempre será da tribo de Judá ". Estendendo essa visão ainda mais, os Sábios (Horayot 11b B. Sinédrio 5a, b . ) Ensinam que esta é uma referência aos descendentes de Hillel que ensinavam a Torá para as massas, incentivando a a obediência, amor e zêlo pela Palavra do Eterno.
O que, então , devemos fazer do potencial conflito entre a "visão" rabínica do significado deste texto e da crença cristã generalizada de que é uma profecia que fala diretamente sobre Yeshua ? Pergunta Dr.Jonathan Allen.
A primeira metade do versículo não é um problema , a seleção da tribo de Judá como a tribo dominante na nação de Israel , apontando para o rei David e Yeshua como um descendente de David é bastante seguro . A questão é o significado da palavra " Shiloh " e se esta é uma profecia explícita sobre o Messias. Um certo número de traduções Inglesa da Bíblia (NVI, CJB ) usam uma ou outra alternativa acadêmica - " até que venha aquele a quem as nações devam obedecer." (NVI, CJB ) , ou ainda, "até que a homenagem venha para ele e a obediência dos povos seja dele." (ESV ) - que permitem a interpretação messiânica, mas escondem os problemas com o texto.
O Apóstolo Pedro escreveu sobre o papel dos profetas e profecia : "Primeiro de tudo, devemos compreender isto: nenhuma profecia da Escritura é para ser interpretado por um indivíduo sozinho , pois nunca uma profecia veio como resultado da vontade humana - ao contrário, pessoas movidas pelo Ruach HaKodesh ( Espírito Santo) falaram uma mensagem de D'us. "(2 Pedro 1:20-21 , BJC ) . Isto deixa claro que nenhum indivíduo deve interpretar as profecias das Escrituras por si mesmo.
Brevard Childs explicou que as Escrituras devem ser interpretadas pela fé canônica agrupada para quem foram escritas . Yeshua teve doze discípulos mais próximos e mais de quinhentas testemunhas da ressurreição . Essas várias testemunhas forneceram ligeiramente diferentes relatos de testemunhas oculares (por exemplo , os quatro evangelhos ) que, precisamente por causa de sua variabilidade humana e pontos de vista nos asseguram que eles são genuínos ao invés de serem relatos estilizados. Estes relatos correspondem perfeitamente com o que se espera que tenha ocorrido.2*
Nossos estudos nas Escrituras deve ser suficientemente amplos e profundos o suficiente para nos permitir compreender uma visão geral de tudo o que D´us tem falado através dos séculos , e não apenas textos isolados e versos que confirmam nossas próprias teorias de estimação. Nossos estudos também deve estar no contexto de uma comunidade de crentes que estudam regularmente toda a extensão das Escrituras para trazer equilíbrio e consistência às nossas próprias leituras. Não é suficiente simplesmente a "tocar levemente" as profecias messiânicas e os salmos como se estivéssemos lendo um romance ou uma novela. Necessitamos examinar todos os livros individuais e seções: a Torá , os Profetas e os Escritos , os Evangelhos, Atos e as Cartas , bem como Apocalipse.
Fazendo assim eliminamos muito as possibilidades de criar interpretações particulares e muitas incongruências , para não chamar de heresias.
Tenho o privilégio de viajar por este mundo e conhecer diversa denominações, vejo muitas interpretações de passagens bíblicas que precisam melhor embasamento. Não estou aqui para julgar ninguém, mas as vezes doem meus ouvidos ao ouvir coisas que uma pessoa ou grupo diz ao usar um texto apenas da Bíblia sem o seu devido contexto. Ai vira um pretexto mesmo!
Que o Senhor D´us Pai de Nosso Senhor Yeshua HaMashiach através de seu Ruach HaKodesh ( Espírito Santo), nos ajude a interpretar a Sua Palavra com equilíbrio e moderação, sem querer nos impor sobre outros irmãos.
1 . - Tosafot , literalmente ' adições ' , são comentários medievais com o Talmud, agora incluídos como parte de cada cópia impressa . Eles foram escritos pelos tosafists , estudiosos judeus no norte da França e da Renânia alemã , no período 1075-1325 .
2 . - Brevard S. Childs, Teologia Bíblica do Antigo e do Novo Testamentos, Fortress Press , 1993 , 978-0-8006-2675-4
Versões Bíblicas usadas:
JPS - Jewish Publication Society.
BJC - Bíblia Judaica Completa.
Caldas Novas,Go. 13 de Dezembro de 2013.
Rosh Jaime Araujo