Parashiôt 13 a 23 (Shemôt / Éxodo)
Parashá Shemôt – Nomes (Êx. 1.1-6.1)
Haftará: Isaías 27:6 a 28:13. 29:22-23.
Brit ChaDashá: Atos 7:17 a 29.
Estudaremos a partir de hoje o Livro Shemôt, que foi traduzido com o nome de Êxodo, porém, em Hebraico Shemôt significa nomes, ou seja, na Bíblia Hebraica este é o Livro dos Nomes.
Shemot/Exodus 3:14 “ Eu Sou o que Eu Sou” (BVN).
Aqui estão talvez as palavras mais famosas ditas pelo Senhor nas Escrituras Hebraicas . Talvez Moshe , não sem razão, ainda está um pouco surpreso com a comissão que ele acabara de receber. Então ele pergunta como responderá às perguntas dos israelitas quando ele disser que oSenhor o enviou para tirá-los do Egito. Os israelitas estarão a procura de alguma validação da autoridade antes de deixar Moshe representá-los diante de Faraó. Sabemos disso , porque nós lemos a história do ocorrido na primeira entrevista que ele teve com os israelitas. As coisas não saíram muito bem e as pessoas não ficaram impressionadas com a resultados .
Investigando as letras do alfabeto Hebraico e os números através da Gematria (1*) :
O Rabino Yaakov ben Asher (1269-1343 EC), revela alguns fatos surpreendentes sobre o nome que D'us revela a Moshe . " A Gematria é 21. Esta é também a Gematria das letras iniciais dos três Nomes Divinos que começam os Treze Atributos de Misericórdia ( O Senhor D´us Compassivo e Misericordioso ...' ( Shemot 34:6 , JPS ) ) e os Gematria das letras iniciais dos nomes dos patriarcas (Avraham , Yitz'khak e Ya'akov ) , e das letras iniciais dos cinco livros da Torá (ou seja, os primeiros versos de B'resheet , Shemot , Vayicrá , B'midbar e D' varim ) .
Segundo o Dr.Jonathan Allen, “ Gramaticalmente , estas palavras de D'us não são difíceis nem contestadas e ao mesmo tempo são umas das palavras mais freqüentes nas Escrituras Hebraicas , o pronome relativo, traduzido por " que , o quê, quem, onde ", dependendo como as palavras em torno exigem . O que está em discussão é o significado preciso que eles têm neste contexto particular.”
A língua hebraica não tem realmente um sistema rígido na maneira como muitas das línguas clássicas , como latim e grego , têm. Por isso os verbos hebraicos estão mais preocupados se a ação está completa e não em derivar o tempo - o tempo relativo ao tempo original do ator - quando a ação ocorreu. No entanto, isto não se aplica a nenhum dos dois usos , que são claramente verbos autônomos de prefixo. A primeira questão, no entanto, é como eles devem ser traduzidos. As opções são "eu sou" , presente do indicativo , " eu serei " , tempo futuro , e " eu era" , imperfeito . A segunda questão é se devem portanto ser traduzido desta mesma maneira .
O próprio D'us articula na primeira pessoa , em vez da terceira pessoa , reservada para o homem , porque no mundo antigo quem dá nome indica o exercício do poder sobre o nome , daí, o nome divino só pode proceder do próprio D'us . O " Nome de D'us” , então, é ativo e não passivo, em vez de ser chamado , Ele chama a si mesmo. A palavra nome é um verbo , então D´us está nos dizendo que devemos entender que Ele é dinâmico e não estático .
O Rabino Ovadia Sforno (1470-1550 EC), diz que: " Aquele cuja existência é constante e consistente, e cuja essência é a sua existência " - e Richard Elliott Friedman, pergunta por que o nome é dado aqui na primeira pessoa do singular, enquanto no versículo seguinte , Moshe usa a forma singular terceira pessoa ? Ele responde: "Parece mais provável para mim que a primeira está expressa na primeira pessoa , porque é próprio Eterno fazendo a articulação da Sua divindade e de Sua identidade no mundo. O último é o Eterno informando a Moshe o nome , na forma em que os seres humanos deverão chamá-Lo naturalmente, na terceira pessoa . "
Umberto Cassuto 2* também é a favor do presente do indicativo , acrescentando que "não há neste pensamento da implementação das promessas " . Ele então cita o Rashbam , que comentou : "Eu sou quem eu sou sempre , sempre iguais , e, conseqüentemente, eu sou fiel à minha palavra para cumpri-la. " Este é um lembrete importante do caráter firme de D'us , Ele vai fazer o que Ele disse que Ele vai fazer.” Haleluyiah !!!
Como é que vamos saber o nome de D´us ? Qual a importâcia que isso tem para as nossas vidas ? Durante as orações matinais quando recitamos: “Adonai é rei, Adonai era rei, Adonai reinará para todo o sempre” . Isso é certamente a mais a absoluta verdade , mas é o suficiente? A resposta é simples : "Este Yeshua é a pedra rejeitada por vós os construtores , que se tornou a pedra angular. Não há salvação em nenhum outro nome, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos." ( Atos 4:11-12 , BJC ).
O nome de Yeshua , é poderoso para nos levar a um relacionamento com D'us. O escritor aos Hebreus nos dá um texto muito semelhante, provavelmente uma parte encapsulada de liturgia da igreja primitiva : " Yeshua, o Messias é o mesmo ontem, hoje e para sempre." ( Hebreus 13:8 , BJC ) . O escritor de Provérbio nos diz que : " O nome do Eterno é uma torre forte , o homem justo corre para ele e é seguro. " (Prov. 18:10, ESV ), enquanto que o Rav Sha'ul (Apóstolo Paulo) explica que "se você reconhecer publicamente com a sua boca que Yeshua é o Senhor e ter confiança em seu coração que D´us o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. " ( Romanos 10:9 ,BJC). Estas são palavras familiares , talvez, mas lembre-se o que significa o nome " Yeshua " , de acordo com o anjo que deu o seu nome a José: " Você o chamará Yeshua ( que significa" ADONAI salva ), porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados. "(Mateus 1:21,BJC ) .
Assim como foi com a revelação dada a Moshe , o nome " Yeshua " foi dado por um Anjo da parta de D´us, vindo do céu porque nomes divinos só pode vir de D´us .
Esta é uma das razões porque devemos ter respeito ao Nome, por isso nosso povo não pronuncia ou escreve o Nome abertamente como fazem outras pessoas. O Nome de D´us na língua portuguesa é derivado do nome do deus da mitologia grega Zeus. Nem por isso vamos ser legalistas como alguns são e vamos proibir as pessoas de pronunciar o Nome do Eterno desta maneira (Deus). Quando em Shemot / Êxodo 20:7 diz: “ Não tomarás o nome do SENHOR teu D´usem vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (BVN), deixa claro que não é para pronunciar de uma forma desrespeitosa. Quantas vezes vemos as pessoas falar “ Oh meu deus!” como se estivesse xingando? Isso sim é tomar o Nome de D´us em vão!
Vivemos em um mundo conturbado e impetuoso . Muitas vozes estão clamando por atenção , vendendo os seus próprios produtos, chamando a atenção das pessoas para gastar mais do que tem ou até o caminho da salvação, como Yeshua advertiu: " Se alguém vos disser : Olha, aqui está o Messias! " ou " Olha, lá está ele ! ' Não acreditem nisso . Porque surgirão falsos messias e falsos profetas se levantarão e realizarão sinais e prodígios, para enganar, se possível , até os escolhidos."(Marcos 13:21-22 ESV) .
É por isso que , antes de Yeshua ter vindo pela primeira vez a mais de 2 mil anos atrás , D'usanunciou : " No deserto prepararai o caminho do Senhor ; endireitai no ermo uma estrada para o nosso D´us ." (Isaías 40:3 , ESV ) . Essa voz deve ser ouvida claramente , hoje, se necessário até com toque de shofá para acordar as pessoas em seu transe consumista .
Milhões de pessoas nesta época do ano ficam numa ansiedade tal que viram presas fáceis dos comerciantes. Segundo um estudo da gigante de telecomunicações Americana , a Verizon(3*) a principal causa para as pessoas comprarem algum produto é a ansiedade, por isso as propagandas são feitas para lhe dá a falsa impressão de satisfação.
Igreja de Yeshua, acorda!!! Não sou contra as comemorações, estou falando contra o “espírito natalino”, este definitivamente não é o Espírito de Yeshua!!! Não preciso elaborar muito sobre isso, pois a grande maioria de vocês têm sentido a pressão que este dito “espírito natalino” exerce sobre vocês.
Ontem enviei, numa pequena observação sobre o Natal, recebi tantas respostas boas que quase publico todas. Algumas estão na minha página no Face Book ( Jaime Araujo, se lhe interessar).
Concluimos então meus irmãos, citando a clássica passagem do Rav Sha´ul (Apóstolo Paulo): “ Pelo que também D´us o exaltou sobre maneira e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Yeshua se dobre todo o joelho nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Yeshua HaMashiach é o Senhor para a glória de D´us Pai.” (Efésios 2:9-11.BJC).
Que o Nome do Todo Poderoso de Jacó seja sobre você e a sua família hoje e para sempre!!
1 *- Gematria (em hebraico: גימטריא / גימטריה gēmaṭriyā) é um sistema de numerologia judaica, que atribui o valor numérico de uma palavra ou frase, na crença de que as palavras ou frases com valores numéricos idênticos têm alguma relação entre si, ou têm alguma relação com o número em si, uma vez que podem se aplicar a idade de uma pessoa, o ano civil, ou algo semelhante. Wikepedia.
2* - Umberto Cassuto , um comentário sobre o livro do Êxodo , Magnes Press, Jerusalém , 1983,965-223-456-7.
3* - Estudo feito em 2009, pela Verizon.
Traduções usadas:
BVN – Bíblia Vida Nova.
BJC – Bíblia Judaica Completa.
JPS – Jewish Publication Society.
ESV – English Standard Version.
Caldas Novas,Go. 19 de Dezembro de 2013.
Rosh Jaime Araujo
Parashat Ki Tissa - Quando realizar
21ª Porção da Torá - Shemôt/Êxodo 30:11 a 34:35
Esta Parashat conta uma das histórias mais chocantes da Torá, o bezerro de ouro. Gostaria de focar aqui o lado positivo, se é que posso chamar assim. Depois do ocorrido,Moshe nos dá uma preciosa lição de intercessão, se colocando como verdadeiro sacerdote entre o povo e Adonai. Então Moshe teve este diálogo com o Eterno: “...se eu realmente encontrei favor em teus olhos,mostra-me teus caminhos;” ( Shemôt 33:13 - BJC).
O texto começa com uma introdução elaborada e diferente cujo significado é semelhante à frase pós-bíblica - "ore, por favor". Palavras quase idênticas são usados pela Rainha Ester - "Se eu tenho achado graça aos teus olhos, ó rei, e se for do agrado do rei ..." (Ester 7:3, ESV) - quando é claro que o resultado não está garantido. Na Torá, no entanto, de acordo com Humberto Cassuto a palavra “se” em frases desse tipo não expressa dúvida, mas tem o significado de "desde" ou alguma palavra similar".
Targum Onkelos altera o texto para "Agora, se eu encontrei misericórdia diante de Adonai, deixe-me saber seu bom caminho, para que eu conheça a sua misericórdia". Drazin e Wagner explica que, boa é a palavra inserida para explicar o desejo de Moshe para conhecer qual o caminho que deve tomar na vida para atender às expectativas de D'us.
O Rashbam: Rabi Samuel ben Asher (1085-1174 EC), leva o texto bíblico mais a sério e tenta encontrar o meio termo: " O Senhor mesmo deve deixar-nos conhecer o seu caminho. Ó Senhor me mostra os seus caminhos, e eu te seguirei." Se D'us se revela a nós, então seremos capazes de entender a Sua revelação, segui-Lo e ter um relacionamento com Ele, mas a iniciativa deve vir de D'us.” Jonathan Allan.
O registro claro das Escrituras Hebraicas é que D'us revelou-se, muitas vezes, para pessoas físicas (por exemplo, a Avraham, Moshe, Gideon, Manoá, Isaías e Ezequiel) e para o povo de Israel (por exemplo, através das pragas do Egito, no Monte Sinai, na dedicação do templo de Salomão), e sempre usa uma linguagem antropomórfica na Torá, nos Profetas e nos Salmos para demonstrar que Ele pode, quer e espera ser compreendido pela humanidade.
Devemos sempre ter em mente sobre a maneira em que D'us decididamente quebrou a barreira do divino-humano, revelando-se a nós através do Seu Filho Yeshua HaMashiach(Heb.1:2), como Ele mesmo nos disse: "....Quem me viu, viu o Pai." (João 14:9 - BJC).
Então, o que vamos fazer com essa revelação? Como é que vamos responder? Que diferença isso faz em nossas vidas? Moshe quer conhecer os caminhos de D'us para que ele possa andar neles e levar as pessoas consigo. Há algo de errado com os caminhos que o homem pode planejar ou conceber? As Escrituras dizem assim, não só uma vez mas duas vezes: "Um caminho pode parecer certo ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Provérbios 14:12 e 16:25 - BJC). Escolher os caminhos do homem, em vez da maneira de D'us leva à morte.
Por que alguém iria querer escolher o seu próprio caminho? O ideal seria que todos escolhessem o caminho de D'us para que eles pudessem viver - afinal, essa é a escolha que Moshe queria que os israelitas fizessem nas planícies de Moab, antes de entrarem na Terra Prometida: "Eu chamo o céu e a terra como testemunhas contra vós hoje, que eu pus diante de vós a vida e a morte, a bênção e a maldição. Então, escolha a vida, para que você possa viver, você e seus descendentes, amando o Senhor seu D´us, obedecendo a sua voz e apegando-se a Ele, pois disso depende a sua vida e a duração de seus dias." (D'varim 30:19-20 - NVI).
No entanto, a história registra que o nosso povo não ouviu o que D´us disse: "Assim diz o Eterno: Parem nas estradas, olhai e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele, e encontrareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: "Não andaremos nele." Pus atalaias sobre vós, dizendo: "Preste atenção ao som da trombeta!" Mas eles disseram: "Nós não vamos prestar atenção." (Jeremias 6:16-17 - NVI). Lamentavelmente, apesar de saber quais as escolhas que deveriam fazer, o povo de Judá escolheu não andar nos caminhos de D'us.
É importante perceber que fazer uma escolha sobre o modo como vivemos nossas vidas não é algo relegado para as páginas da história. O Senhor Yeshua deixa claro que a mesma escolha apresentada ao povo de D'us, no passado, também é apresentada ao povo de D'us hoje. No Evangelho de João, Ele deixou isso bem claro: “vocês conhecerão a verdade e a verdade os libertará”. (Jo.8:32 - BJC).
Então é crucial prá nós crentes do Século XXI tomar a decisão certa e fazer a diferença entre saber quem é D´us e conhecer a D´us. Saber é intelectual, conhecer é prático.
Conhecer a D´us não é saber todos os 613 Mitzvot, conhecer a D´us não é ter uma religião, conhecer a D´us não é ser boas pessoas.Tudo isso faz parte da nossa caminhada, mas não é o cerne da questão. Conhecer a D´us é ter uma experiência real com Ele.O Senhor Yeshua chamou isso de “novo nascimento”(Jo.3:3). Conhecer a D´us é reconhecer a Sua voz e segui-lo ( Jo.10:27). Conhecer a D´us é guardar os Seus mandamentos (1 Jo.2:4), observe isso Igreja de Jesus!! Conhece a D´us é fazer o que Ele manda ( 1 Jo.2:5 e 6). Conhecer a D´us é ter o Seu Espírito - Ruach HaKodesh ( 1 Jo.3:24 e 4:13).
Então não tenho escapatória, tenho que lhe perguntar claramente: você já conhece a D´us? Já teve um encontro real com Ele? Já teve uma experiência de “novo nascimento”? Senão meu amigo, esta é a melhor hora para fazê-lo. Não é ter uma experiência mística, religiosa, ver extra terrestres. É pedir perdão pelos seus pecados e se entregar totalmente a esta Pai Celestial que lhe ama tanto ao ponto de enviar Seu único Filho para morrer em seu lugar!!
Que D´us nos ajude a cumprir o que escreveu o profeta Oséias: “Que nós conheçamos, que nos esforcemos para conhecer Adonai. Pois desejo misericórdia e não sacrifícios, o conhecimento de D´us mais que ofertas queimadas.” (Os.6:3 e 6 - BJC).
No amor de Yeshua HaMashiach, nosso Senhor.
ESV – English Standard Version.
BJC – Biblia Judaica Completa.
NVI – Nova Versão Internacional.
Rosh Jaime Araújo
Congregação Moréshet Yeshua
Salvador- Ba, 28/02/2013
Parashá Tetzaveh - Ordena
20ª Porção da Torá - Shemôt (Êxodo) 27:20 a 30:10
“Vista em seu irmão Aharon e em seus filhos.A seguir,unja-os,emposse-os e consagre-os para serem capazes de me servir no ofício de kohen” (Êxodo 28:41 - BJC).
“Moshe está no meio de seus dias 40 a sós com o Senhor no Monte Sinai, recebendo as instruções para a construção do Tabernáculo e todo o seu mobiliário, a instalação dos sacerdotes e conduzir o ritual básico para o culto ou serviço de D'us. Depois de uma descrição da roupa para uso dos sacerdotes, D´us dá a Moshe essas instruções para consagrar Aharon e seus filhos. Comentando sobre estas palavras, Gunther Plaut salienta que os três verbos "ungir, empossar e consagrar" formam uma "trilogia com aumento de sinônimos próximos".
O verbo “ungir" - é o primeiro passo: Moshe deve derramar óleo sobre as cabeças de Aharon e seus filhos. O Rabino Shlomo Yitschaki – Rashi - (1040-1105 EC), aponta que é Aharon e seus filhos que estão para ser ungidos e não as roupas que estão vestindo. Gunther Plautexplica que este é um "procedimento comum na antiguidade para empossar sacerdotes ou reis em seus ofícios. Derramamento de óleo sobre a cabeça do escolhido em uma cerimônia especial tornou-se o sinal de ter sido favorecido por ou separados para a divindade."
Friedman, por outro lado, afirma que: “mais tarde este ato é usado para ungir os reis -Sha´ul e David, são ambos referidos como o ungido do Eterno (1 Sam 12:03, 24:6, 2 Sam 19:21).” Mais tarde ainda, a idéia judaica da vinda do Messias (outra palavra da mesma raiz) foi desenvolvida a partir deste papel real de unção. Mas aqui em sua primeira ocorrência na Torá, entende-se que o uso original de unção é para ordenar os sacerdotes . "Nahum Sarna, diz que "esta cerimônia simbólica efetua a transição do profano ao sagrado".
O segundo verbo, - “empossar” é o próximo passo. A maioria dos estudiosos (e das traduções) diz "encher as mãos", mas,ordenar é o significado original da palavra. ORabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), dá o significado: "investir com plenos poderes", enquanto Plaut explica que "ao candidato foi dado uma ferramenta como símbolo do “cargo" ao qual ele estava sendo instalado.
O terceiro verbo, "e você deve consagrar" - também tem uma série de opções. Humberto Cassuto propõe que: "você deve santificá-los para o meu serviço por meio desses símbolos". O capítulo seguinte contém então o ritual de consagração em grandes detalhes, incluindo os sete dias da ordenação no final de que eles são totalmente consagrados para servir.
Dadas as três etapas anteriores, em que base estamos nós (como crentes no Messias)? Somos consagrados à adoração e serviço de D'us? João Evangelista afirma que é Yeshua mesmo que "e nos constituiu reino e sacerdotes para o Seu D´us e Pai.." (Apocalipse 1:6 BVN). Mas, como isso aconteceu? O primeiro passo é que temos sido ungidos por D´us e selado no Messias: "Aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o Espírito em nossos corações como penhor." (2 Coríntios 1:21-22, NVI). Jonathan Allen.
Como compartilhamos nossa fé? A oração do Rav Sha'ul por nós é que "a comunhão de sua fé possa tornar-se eficaz para o pleno conhecimento de todo o bem que está em nós por causa de Cristo." (Filemom 6, ESV), como ele escreveu para a congregação em Colossos: "nós não cessamos de orar por vós, pedindo para que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual, de modo a andar de modo digno do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus." (Colossenses 1:9-10, ESV).
O Eterno D´us de Israel através de Seu Ruach HaKodesh tem habilitado as nossas mãos com os materiais e as ferramentas que precisamos para fazer o trabalho para o qual fomos chamados. Rav Sha'ul escreveu que o processo de vir a conhecer a D'us é: "...mas vós vos lavastes, mas fostes santificados,mas fostes justificados em o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e no Espírito de de Nosso Deus."(1 Coríntios 6 : 11, NVI). "Justificado" significa que fomos declarados justos no nome de Yeshua.Fomos santificados Nele, isto é, fomos separados para servir a D´us.
Isso aconteceu quando nos tornamos crentes em Yeshua: que fomos transferidos do reino das trevas para o reino da luz, disse João: "passou da morte para a vida" (João 5:24). Nós não somos mais pecadores inveterados, cativos do pecado e da morte,sem esperança nesta vida. Não, somos santos n’Ele (se ainda cometemos algum pecado, temos o Advogado diante do Pai, Yeshua HaMashiach – 1 João 2:1).
Moshe foi "fiel como mordomo na casa de D'us" (B'midbar 12:7) e, nesse papel, ele seguiu as instruções que D'us lhe deu para ungir, ordenar e consagrar Aharon e seus filhos como os sacerdotes de Israel para que eles pudessem adorar D´us,declarar a sua verdade para o povo e fazer os serviços do Tabernáculo.
Yeshua HaMashia,que as Escrituras declarou ser um sacerdote da ordem de Melquisedeque - isto é, sem a ordenação feita pelo homem - e "como Filho, foi fiel sobre a casa de D´us" (Hebreus 3:6, BJC) seguindo o plano de D'uspara ungir, ordenar e consagrar aqueles que nEle crêem e recebendo-O como Salvador e Senhor em suas vidas para ser sacerdotes no reino de D´us, de modo que devemos adorar a D´us e declarar a Sua verdade para o mundo inteiro.
Nós também podemos orar e interceder pelo povo, nós também podemos pronunciar a bênção sobre o povo em nome de Yeshua enquanto trabalhamos para estabelecer o Seu reino e compartilhar as Boas Novas do Evangelho em todos os cantos distantes do globo,bem como onde vivemos.
E você meu amado irmão e minha amada irmã, tem permitido que o Senhor lhe use com esta unção para ser Sua testemunha? Ou será que você está precisando de uma nova unção? A minha oração é que o D’us Eterno de Israel lhe abençoe com “a unção,a consagração e a santificação” para que você seja uma testemunha eficiente de Yeshua HaMashiach nesta geração.
Que Ele nos abençoe. Rosh Jaime Araújo.
BJC – Bíblia Judaica Completa.
BVN – Bíblia Vida Nova.
NIV – New International Version.
ESV –English Standard Version.
Salvador Ba. 22/02/2013
Rosh Jaime Araujo
Congregação Moréshet Yeshua
Parashá Terumá - Um Presente
19ª Porção da Torá - Shemôt (Êxodo) 25:1 a 27:19.
Estou no avião voando entre São Paulo e Salvador, vindo de Belo Horizonte depois de participar do Sétimo Congresso Judaico Messiânico, na Congregação Har Tzion.
Eu poderia escrever um bom livro acerca do que aconteceu ali de Sexta-feira dia 08 até ontem Quarta-feira dia12. Para poupar espaço e lhe ajudar a ler esta Parashat (pois muitos de vocês não lêem toda mesmo, rsrsrs), vou me ater ao assunto da unidade.
Por vários meses oramos por este congresso e graças ao Bondoso Pai Celestial, vimos muito mais que as nossas expectativa. Vimos algo que abalou as estruturas da maior demoninação Cristã no mundo, a Igreja Católica!!! Calma ai meu irmão ou irmã, não se apresse no julgamento!!! Não foi um Congresso Ecumênico!!
Faz cerca de quarenta anos que eu e outros temos orado por um avivamento na Igreja Católica, pois bem no Domingo a tarde dois padres católicos pediram perdão a comunidade judaica presente pelas atrocidades feitas durante os anos da Inquisição, dos Pogrons e do Holocausto (pelo silêncio culposo da Igreja Católica). Será que foi coincidência que na Segunda-feira o Papa Bento XVI, que sabia muito bem da missão destes dois de seus enviados tenha renunciado? Desculpem-me irmãos, não creio em coincidências em especial deste tipo.
O D´us Eterno de Israel, Pai de Nosso Senhor e Salvador Yeshua HaMashiach está fazendo coisas grandes diante de nossos olhos e muitas vezes, perdemos a oportunidade de participar, porque nos apegamos a mesquinhez da desunidade. Lá mesmo no Congresso vimos isso... nem demorou trinta minutos que os irmãos pediram perdão, o próximo preletor (um pastor evangélico), quase estragou a festa... por questão de ética não vou falar sobre este assunto aqui.
A unidade do corpo de Yeshua (a Igreja/Israel/ judeus salvos e gentios salvos) depende mais de cada um de nós que de qualquer outra coisa neste mundo. Vejamos então o que nos diz a porção desta semana: Êxodo 26:6 “assim o tabernáculo virá a ser um” (JPS).
Dr.Jonathan Allen nos diz que: “Esta é uma frase curta, porém significativa usada para descrever a forma como os 10 painéis do revestimento interior da tenda da Congregação foi feito e unidos entre si. Os painéis de tecido de linho torcido, com decorações de lã turquesa , púrpura, carmesim e figuras de querubins, foram fixados em uma peça por meio de ganchos dourados ou grampos inseridos em laços de lã azul-turquesa. O esplendor dos painéis são mostrados por esta frase: "e a tenda será uma" . A frase é para ser notada, uma vez que se repete de uma forma diferente para o revestimento externo no final do versículo 11: "e você deve anexar a tenda e [ele] deve ser um".
Esta frase é importante porque expressa a unidade e a força mecânica dos revestimentos. ORabino Samuel ben Asher (1085-1174 EC), diz que "as 10 tiras de pano chamada “tenda” agora vai ser uma peça única".
Analizando outro aspecto da unidade do tabernáculo:
Você se lembra desta passagem (Lucas 8:43-48), quando a mulher que sofria com o fluxo de sangue tocou no manto de Jesus? Infelizmente a maioria, senão todas as traduções na língua portuguesa fala da “orla do vestido”, porém, quando lemos outras traduções mais originais, vemos que ela tocou nas franjas (tsitsit) do manto de oração (Talit) e foi curada. O talit, como o forro da tenda da Congregação, embora formado por várias cores (azul, branco e dourado ou preto, branco e dourado ou ainda outros coloridos), forma uma peça só. Mostrando-nos esta unidade na oração.
Rav Sha'ul (Apóstolo Paulo) constrói um quadro semelhante para o Corpo de Messias: "Porque, assim como o corpo é um, mas tem muitas partes, e todas as partes do corpo, embora muitos, constituem um só corpo, assim é com o Messias" ( 1 Coríntios 12:12, BJC). Não deve haver nenhuma briga ou disputa por posição dentro do corpo. E esta é a razão: "D´us colocou o corpo em conjunto de modo a que ele dá maior dignidade para as partes que não têm, de modo que não haverá desacordos dentro do corpo, mas sim todas as partes serão igualmente preocupados para todos os outros" (v v. 24b-25).
O Rav Sha´ul vai mais longe quando escreveu estes versículos à Igreja de Éfeso: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.”
D'us quer que o Corpo do Messias seja unido em tudo: "Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele, e se um membro é honrado, todos as partes compartilham sua felicidade"(v. 26, BJC).
Como crentes no Messias, cada um de nós somos "o templo do Espírito Santo" (1 Coríntios 6:19) e, juntos, "estão sendo construídos em uma casa espiritual para ser sacerdotes separado para D´us para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Ele através de Yeshua, o Messias " (1 Pedro 2:5, BJC).
Toda casa tem paredes, pisos e tetos e muitos outros detalhes que os tornam necessários para nossa habitação. Em nossas congregações temos pessoas que arrumam as cadeiras a cada semana, que varrem o chão e arrumam após os serviços quando a maioria das outras pessoas vão para casa. Elas não pregam o sermão ou fazem parte da equipe de liderança, mas ajudam trazendo comida para o “oneg shabat”, lavam as louças, ajudam no ministério com as crianças, participam do ministério Tsedaká, participam da liturgia dos cultos fazendo assim a unidade do santuário!
Nossa força como o Corpo de Messias só vem quando estamos unidos . Quando oramos, falamos e agimos em conjunto.
O salmista diz: "Como é bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" (Salmo 133:1, ACF), e Pedro escreveu: "Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes" (1 Pedro 3:8, ACF).
Todo mundo que vive por mais de um momento, no mundo real sabe que esta é uma chamada muito difícil. Unidade não acontece automaticamente; pelo contrário, a desunião acontece o tempo todo e é preciso esforço positivo e persistente para manter a unidade. Isso não significa que não pode ser feito, no entanto, o Eterno não nos chamou para o fracasso. Em Yeshua, temos tudo o que precisamos para alcançar a unidade e permanecer nela. Nós precisamos nos submeter a Sua vontade e buscar a Sua glória e não a nossa.
Será que um visitante será capaz de, ao vir à nossa congregação, conversar com as pessoas, notar que todos nós, mesmo diferentes na aparência, cremos no mesmo D´us da mesma forma ? As bênçãos de D'us dependem da unidade, por isso, se você quer ver a tão falada e sonhada unidade, você tem que fazer a sua parte e não ficar esperando pelos outros. Por que não começar hoje!
Que o Senhor D´us nos ajude a ser praticantes da palavra e não apenas faladores do que os outros devem fazer. No amor e unidade de Yeshua HaMashiach Nosso Senhor !!!!
Salvador, 14/02/2013
Rosh Jaime Araújo
JPS – Jewish Publication Society
BJC – Bíblia Judaica Completa
ACF – American Christian Fellowship
Parashá Ytrô (Jetro)
17ª Porção da Torá - Shemôt (Êxodo) 18:1 - 20:23 (26).
“Respondeu Moisés ao seu sogro: é porque o povo vem a mim para consultar a D´us” (Êxodo 18:15 - JPS).
Quantas vezes em nossas vidas, recebemos bons conselhos dos mais variados e de boas pessoas? Mas,as vezes algumas pessoas nos dão conselhos que, embora bem intencionados, nos causam transtornos e confusões.Não me refiro a maus conselhos exatamente, as vezes até bons conselhos, porém algumas vezes quem nos dar estes conselhos, não calculou toda as consequência e os resultados.
Aqui nesta passagem bíblica vemos um sábio homem dando um sábio conselho que virou um principio de liderança mundialmente conhecido.
"Este texto acontece no dia seguinte a chegada de Yitro (Jetro) sogro de Moshe ao acampamento israelita no deserto a caminho do Monte Sinai. "No dia seguinte, Moshe sentou-se como magistrado entre as pessoas, enquanto as pessoas estavam com Moshe desde a manhã até a noite. Quando Yitro sogro de Moshe viu o quanto ele tinha que fazer para o povo, lhe disse: “Que coisa é essa que você está fazendo para as pessoas? Por que você age sozinho, enquanto todo o povo está em pé diante você desde a manhã até a noite?" Ex.18:13-14-JPS).
A resposta de Moshe poderia ser visto como sendo um pouco arrogante, como o Rashbam, Samuel ben Asher (1085-1174 EC) sugeriu : " Somente eu devo perguntar a D'us. Não há ninguém entre eles que é usado para falar com D'us, exceto eu". Porém, Don Isaac Abravanel (1437-1508 EC), parece justificar as ações de Moshe: "As palavras de Moshe revelam que ele cumpria quatro papéis: profeta, rei, professor e juiz, com os três primeiros dos quais ninguém mais poderia ajudá-lo".
O quê significa ser "inquiridor" de D´us?
O Rabino Moshe ben Nachman de Gerona ou Nachmanides (1194-1270 EC), explica que isso significa: orar pelos seus enfermos, e informá-los sobre o paradeiro do que eles perderam, sendo esta “a pesquisa de Adonai” . E assim o povo fazia com os profetas,como está escrito: "Samuel respondeu a Saul: Eu sou o vidente. Sobe à minha frente ao santuário, porque você deve comer comigo hoje. E pela manhã cedo deixarei você ir, e tudo que estiver em seu coração lhe declararei. Quanto aos seus jumentos que desviou três dias atrás, não se preocupe com eles, pois eles foram encontrados" (1 Samuel 9:19-20, JPS). Da mesma forma, o rei Ben-Hadade de Aram disse a Hazael: “Toma um presente com você e vá encontrar o homem de D´us, e através dele saber de Adonai: Eu vou me recuperar desta doença?" (2 Reis 8:8, JPS), o que significava que o profeta deveria orar por sua recuperação e que ele deveria informar-lhe se a sua oração foi aceita." - Jonathan Allen.
Todos os comentaristas parecem sugerir que havia algo único sobre Moshe: que o seu ensino era autoritário, que entendia os problemas e necessidades do povo, que se relacionava bem com D'us. Depois que ele passou muito tempo com Adonai na montanha e na Tenda do Encontro, seu rosto brilhava ao ponto que ele precisa usar um véu, o que fazia ele ser altamente visível e mostrava que ele era o porta-voz de D'us para o povo. Apesar de algumas pessoas se rebelarem, Moshe tinha uma posição única como líder do povo e não deveria ser questionado ou desafiado. Os rebeldes poderiam até não gostar do que Moshe dizia ou a maneira pela qual D'us estava conduzindo-os e, conseqüentemente, resmungar e reclamar, mas dado o grande tamanho da população, quase todo mundo aceitava que Moshe era o "o homem da lei".
Na B'rit Hadashá ( Nova Alança, Novo Testamento), vemos que a posição de Yeshua( Jesus) era muito clara para com aqueles que queriam vê-Lo: "porque Ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas" (Mateus 7:29, Marcos 1:22, ACF). As pessoas se maravilharam com o ensino de Yeshua e vinham para ouvi-Lo de todo Israel e os países vizinhos(Mateus 4:24-25).Quando em João 6:41 os moradores de Y´hudah começaram a se queixar por causa do seu ensinamento ( vs.60) e alguns começaram a abandonar a companhia de Yeshua, Ele perguntou aos seus discípulos : “E vocês também querem ir embora?” , "Shim'on Kefa respondeu-lhe: “Senhor, a quem iremos nós? Você tem a palavra de vida eterna. Nós confiamos e sabemos que você é o Santo de D´us.” (João 6:68-69, BJC).
Não é de admirar, então, que as multidões se reuniram para ouvir o que Yeshua tinha a dizer. Assim como os israelitas estavam em torno de Moshe todo o dia para ouvir o que ele diria e para receber o ensinamento da boca do Todo-Poderoso.As pessoas se aglomeravam em torno de Yeshua para ouvir seus ensinamentos, porque eles reconheceram a autoridade que ele tinha.
Nossa posição, em especial nestes dias é a ecoar as palavras do profeta Isaías e João Batista. João veio para preparar o caminho para Yeshua, para preparar os corações das pessoas para ouvir as palavras e ver os sinais que Yeshua faria. Devemos preparar o caminho no deserto espiritual desta era para Yeshua, temos que aplainar o terreno e preencher os "vales", fazendo com que os lugares ásperos fiquem limpos (Isaías 40:3-4) para que a glória do Eterno seja revelada em nós ( que somos vasos de barro - 2 Coríntios 4:7) completamente quando Ele retornar.
Nestes dias em que a tragédia ocorrida em Santa Maria, RS nos abala e nos faz pensar no descaso que as coisas são tratadas neste país. Quando vemos centenas de jovens( principalmente) sendo ceifados e as suas famílias lamentando, precisamos pensar se estamos preparando o caminho do Senhor ou apenas assistindo o mundo ir de mal a pior.
Será que as pessoas estão buscando o reino de D´us? Será que elas sabem que você é embaixador de D'us em suas vidas? Que tipo de conselho você tem dado as pessoas?Talvez você se esconda no meio da multidão e não sai da sua “zona de conforto” para levar as“Boas Novas” aos seus amigos, aos vizinhos, etc. Nesta época de Carnaval, mais que nunca precisamos de homens e mulheres como Jetro, que possam dar bons conselhos e servir de guia para uma multidão que está como ovelhas sem pastores(literalmente).
Já é hora de você pedir a D´us para lhe ajudar a ser como Yitro, dando bons conselhos aos outros.
Que o Senhor faça o seu rosto brilhar no meio das trevas em que vivemos, como brilhava o rosto de Moshe, que você fale com a autoridade que Yeshua lhe deu.
Que D´us lhe abençoe, guardando do mal em Yeshua haMashia Nosso Senhor.
JPS - Jewish Plublication Society.
BJC - Bíblia Judaica Completa.
ACF - America Christian Fellowship.
Rosh Jaime Araujo
Congregação Moréshet Yeshua
Salvador-Ba.