Parashiôt 44 a 54 (Devarim / Deuteronômio)

 

Parashá Ha´azinu – Ouçam!

53ª Porção da ToráD’varim – Deuteronômio 32:1-52

 

“Ouçam, ó céus ...escute ó terra, as palavras de minha boca!” – Dt. 32.1

Amados pela grande bondade e misericórdia de Adonai, Nosso Senhor estamos de volta com nossas Parashiot.

Durante os últimos meses tenho passado por muitas lutas e dificuldades, mas louvo ao Eterno D’us de Israel, que através do Seu Ruach HaKodesh (Espírito Santo) tem ouvido as orações de seu povo em meu favor e vamos vencendo aos poucos.

Ontem no mundo todo os Judeus celebraram a entrada do Ano Novo do Calendário bíblico ( Rosh Hashaná). Aqui em Salvador em nossa pequena Congregação, judeus e não judeus recebemos o Ano Novo com muita alegria, orações e a expectativa que em nome de Yeshua HaMashiach (Jesus o Mesias), este ano será de bênção, mesmo em meio às lutas e dificuldades.

Passemos então à Parashá. Esta porção fixa-se no Cantico de Moshé o qual nos trás belas revelações sobre o carater de D’us, como também alertas sobre a natureza humana.

Para mim um dos assuntos mais empolgantes na Bíblia é sobre conhecer a D’us. Na realidade nunca o conheceremos absolutamente, por Ele ser infinito e nós meros seres criados por Ele, mas a Sua Palavra, a natureza, e as nossas experiências nos revelam coisas tão profundas que as vezes me assuta, como também revelam coisas simples que uma criança pode entender. Não é isso maravilhoso?

Conhecer a D’us não é algo teórico que a gente aprende na escola, no seminário ou nas universidades, conhecer a D’us é prático e requer toda a nossa devoção. Então se você vive neste mundo, você tem maravilhosas oportunidades de conhecê-Lo como Ele é, de “experimentar” Dele, de andar com Ele. Isso pode soar um tanto espiritual ou super religioso, mas não é nada disso. Na minha pequena experiência tenho “experimentado” Dele na leitura da Sua Palavra, nas orações, como também jogando futebol !!! Isso mesmo, posso lhe contar várias vezes que D’us falou comigo enquanto eu jogava futebol especialmente na Jocum...as vezes me corrigindo, me alertando sobre as minhas más atitudes...espara ai!!! Será que você está pensando que D’us me falou para fazer o gol da vitória ou como ganhar do outro time? Negativo, Ele nunca me disse nada a este respeito, porém quanto as minha péssimas atitudes, o Senhor na Sua bondade usou muitas situações para me corrigir.

Portanto conhecer a D’us é prático. Graças a riqueza da Lingua Portuguesa, podemos definir muito bem a diferença entre os verbos Saber e Conhecer. Se você sabe o Inglês por exemplo, só existe o verbo To Know, e a gente tem que “se virar” para saber quando está falando no sentido de conhecer ou saber. Bem, no Português saber é uma atitude intelectual, você sabe quem é a Presidente Dilma Russeff, você sabe quem foi o Rei David. Porém quando dizemos que conhecemos alguém, ai muda de figura. Você conhece o seu pai ( raros são os casos que os filhos não conhecem os pais por questões diversas), você conhece a sua esposa ou esposo ou os seus filhos (a menos que você é daqueles que precisam reconhecer a paternidade de um filho...neste mundo tudo é possível).

É por isso que em muitas traduções da Bíblia diz que fulano conheceu fulana e ela gerou um filho....Ah sim, é impossível amar sem conhecer. Você pode conhecer e não amar, nunca poderá fazer o contrário.

No Livro do Profeta Hoshe´a (Oséias) 6:3 diz “Que nós conheçamos e que nos esforcemos para conhecer Adonai...” (BJC) isso é muito prático, temos que fazer a nossa parte!!! No Capitulo 4:1- 6 deste mesmo Livro, lemos que Adonai tem uma contenda com o Povo....lemos que o Povo tem sido destruido por falta de conhecimento.

Amados precisamos está atentos a isso, temos visto tantas coisa horríveis acontecendo no meio do Povo de D’us (Judeus e não Judeus), temos conhecimento de pecados grosseiros em todos os níveis de nossas comunidades. Fico impressionado como nós gostamos de qualificar ”pecadinhos e pecadões”, mas não é isso que a Bíblia nos ensina.

No Evangelho de Marcos 12:24, Yeshuaresponde com toda propriedade aos ouvintes da época e hoje não é nada diferente: “Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de D´us” (JPS).

Em 1 Yochanan (1 João) 4:7 e 8 temos uma declaração clássica do que é conhecer a D’us:

“...Todo aquele que ama tem D´uspor Pai conhece a D´us. Quem não ama, não conhece a D´us, porque D´usé amor.” (JPS). Preste bastante atenção no verbo conhecer, não fala se você sabe sobre D’us, fala se você CONHECE! Se você já teve uma experiência real com Ele.

Conhecer a D’us lhe leva a amar as pessoas, servi com humildade, ajudar os necessitados, andar com integridade. Cheguei esta semana ao Brasil e me deparo com tantas situações embaraçosas praticadas por nossas autoridades, que fico impressionado como as pessoas tem coragem de falar cada mentira, sem se importar com as consequências. Isso mesmo. Se a pessoa vai lá na tv ou no rádio e diz que se for eleito vai fazer isso e aquilo e não cumpre ( creio que 95% nem tem a intensão de cumprir) está mentindo, deveríamos ter um “procon”para isso!!!

Fico impressionado com a quantidade de pastores que aproveitam as eleições para mostrar quem realmente são ou o que realmente querem. Já disse e repito, sou totalmente a favor dos crentes na política, sim, precisamos “salgar” este importante setor da nossa sociedade, veja que na Bíblia fala muito sobre políticos bons (Rei David, Rei Salomão,Rei Josias, José no Egito,etc) e péssimos (Rei Sha´ul, Rei M´nasheh,etc) então precisamos orar e nós os líderes ensinar ao nosso povo para que possamos formar homens e mulheres de carater, que aguentem as pressões, especialmente da corrupção.

Precisamos pregar o Evangelho completo, com sabedoria e conhecimento, precisamos discipular nosso povo para que sejam homens e mulheres segundo o coração de D’us. Desde os anos 70 a Jocum tem ensinado e divulgado as Sete áreas de influência na sociedade, mas muitas vezes não nos apercebemos e vamos sendo jogados pelos ventos dos acontecimentos. Estes últimos meses em especial Junho e Julho o Brasil foi sacudido por manifestações de todos os lados e tamanhos. Nosso povo está insatisfeito com as nossas autoridades, o povo está cansado de tanta corrupção, violência, desmando nas áreas de saúde, educação, infra estrutura.... Precisamos de mudanças radicais!

Porém se não mudamos de atitudes em nosso relacionamento com D’us, pouco adiantará as mudanças políticas e exteriores.

Ir a igreja ou a sinagoga, fazer orações etc não lhe garante que conhecerá a D’us, pode ajudar. Você precisa experimentar Dele, ter uma experiência de novo nascimento!!! Em Yochanan (João) 3:3, Yeshua deixou bem claro a formula para conhecer a D’us: “Se alguém não nascer de novo, não poderá ver o Reino de D´us”. (SBB).

Nestes dias se festas para nós Judeus ( Messiânicos ou não), quando celebramos a entrada do Ano Novo, devemos nos preparar para os jejuns do Yom Kippur(14 de Setembro) e logo em seguida entramos na alegria do Kabalá Shabbat, do Serviço da Torá e do Havdalá e da celebradíssima Festa de Sukkot (dia 21- Festa dos Tabernáculos ou das Colheitas ),não poderemos nos esquecer de dar ouvidos às palavras do Homem de D’us, Moshe :

“Gotejem minha doutrina como a chuva, destilem minha palavra como orvalho...” Já cantava Asaf Borba nos anos 80.

Que o Eterno D’us de Israel, D’us Nosso Pai e Pai de Nosso Senhor Yeshua Ha Mashiach nos abençoe e nos ajude a andar em seu conhecimento!!!

 

Versões bíblicas usadas:

BJC - Bíblia Judaica Completa.

JPS - Jewish Publication Society.

SBB - Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Salvador, 05 de Setembro de 2013 (1 de Tishrei 5774).

Rosh Jaime Araujo

 

Parashá Ki Tavô - Quando saíres

(D'varim - Deuteronômio 26:1 a 29:8)

 

No livro “A Torá” do Rabino Marcelo Guimarães, ele faz o seguinte comentário sobre esta Parashá: “Fazendo uma aplicação com a nossa vida, estamos caminhando em direção à terra da Canaã Celestial há quarenta anos. Estamos no deserto onde recebemos a Lei de D’us depois que fomos libertados da escravidão do Egito... Então, para entrar é preciso sair. Só quando se sai do mundo que jaz no maligno (1 Jo.5:19) se pode entrar na graça e misericórdia de D’us”.

D’varim 26:17- 18: “Hoje Adonai te manda cumprir ...Adonai te fez dizer que lhe serás por povo...” (BVN).

A natureza recíproca destas duas afirmações atrai a atenção dos comentaristas. Gunter Plaut diz que, "Moshe regista as afirmações da aliança feitas por Israel e por D'us. Ele expressa sua mutualidade via a forma causal. Isto é, D’us faz com que a afirmação de Israel e a aceitação de Israel sejam causadas por Ele". Refletindo sobre a cerimônia de aliança original no Sinai: (Shemot 19:5-6,8) “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha, e vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.Israel: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.”

Jeffrey Tigay acrescenta: "D'us e Israel têm cada um proclamado sua aceitação do outro como partes da aliança, e proclamaram compromissos específicos para o outro. O fato de que as declarações de ambos Israel e D'us são descritos aqui com o mesmo verbo destaques que estava implícito no Sinai: a Aliança aqui referida, assim como no Sinai, foi acordado mutuamente e envolveu compromissos de ambos os lados, mas não foi um ato de D'us sozinho, Israel tornou-se o povo de D'us somente quando concordou em seguir a Sua Torá".

Nem todos os comentaristas estão satisfeitos com o grau de reciprocidade que o texto parece sugerir.

A Septuaginta muda os verbos para as formas de: ao escolher ou preferir. Onkelos usa o verbo, para dividir ou separar-se, o que é seguido no Talmud (Berachot B. 6a e b. Chagiga 3a) por, um, para dar a idéia de "tornar único". Drazin e Wagnersugerem que o uso neste contexto pode ser "um termo técnico para as partes contratantes um pacto, assim Onkelos -percebendo que o termo técnico não seria compreendido pelas massas, usa uma palavra referindo-se ao objetivo da aliança."

Dr.Jonathan Allen entra neste assunto com muita propriedade: “A idéia de que qualquer ação humana é necessária, a fim de concluir ou concluir qualquer coisa que D’us faz é tão difícil para alguns cristãos como para alguns dos comentaristas judeus. Shane Blemas pergunta: "A fé é, estritamente falando, uma condição de salvação. Em outras palavras, que Yeshua morreu na cruz, fazendo 99% e, agora, deixa-nos a acreditar que, fazendo o último 1% restante? Com estas palavras, estamos dizendo que a morte de Yeshua fez a salvação possível, ou se ele realmente cumpriu o plano da redenção? Blemas cita o puritano John Owen: "Cristo não morreu sob a condição de, "se eles creriam ou não, mas ele morreu por todos os seres humanos, desde que eles creiam em seu sacrifício redentor , e crendo Nele terão a vida eterna." 1.

As Escrituras pintam um retrato rico e nuances do relacionamento entre o Senhor e os crentes. Sem de forma alguma prejudicar a soberania absoluta de D’us, a Bíblia também mostra uma parceria de trabalho que requer a participação ativa do homem para trazer até a conclusão. Yeshua disse aos discípulos: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu mestre está fazendo, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." (João 15:15, NVI).

Nós não somos simplesmente servos, agindo em obediência cega, sem saber do que fazemos ou como ele contribui para o todo, porém somos amigos de Yeshua, o privilégio de conhecer o Seu coração e compartilhar suas preocupações. No entanto, as próximas palavras de Yeshua são: "Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele pode dar-lhe a vós. " (v. 16, ESV). Colocando claramente a iniciativa nas mãos de Yeshua.”

Rav Sha'ul retoma a história: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós, é dom deD´us, e não um resultado de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9, ESV). Somos salvos apenas pela graça de D’us, pela fé em Yeshua. E a obra que Yeshua fez, é um dom, não podemos ganhá-lo por qualquer coisa que fazemos. No entanto, Sha´ul acrescenta: "Pois somos feitura dele, criados no Messias Yeshuapara boas obras, as quais D´usde antemão preparou para que andássemos nelas" (v. 10, NVI).

Fomos criados - e salvos - para fazer as coisas que D’us tem preparado e concebido para que façamos. Sha'ul explica que nós somos cooperadores de D’us, “vós sois lavoura de D’us e edifício de D’us” (1 Coríntios 03:09, ESV). Trabalhamos em conjunto com D'us para cumprir Seus propósitos, que também são nossos propósitos. Sha´ul vai mais longe e diz que, "Eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós, e na minha carne eu estou enchendo o que falta aos sofrimentos de Cristo" (Colossenses 1:24, ESV) e diz aos coríntios: "você pacientemente suportar os mesmos sofrimentos que nós também padecemos" (2 Coríntios 1:06, ESV) - que são, de alguma forma completar a obra do Messias.

Para hoje, este é o nosso chamado também. Somos chamados a trabalhar ao lado de D'us, sabendo o suficiente de seu coração para entender as injustiças e mágoas que Ele quer corrigir, guiados especialmente pelo Ruach HaKadosh (Espírito Santo) para saber como precisamente e onde nós devemos trabalhar, o que dizemos e o que fazemos. Em nós também ecoa a afirmação do relacionamento de Israel - "Tu é nosso D'us" - e assim trazer D'us para junto do que estamos fazendo.

Nós proclamamos que Ele é Senhor e Ele através de seu Filho Yeshua HaMashiach está aqui,para quando tocamos nas pessoas elas sejam tocadas por Ele, curando quando oramos, restaurando corações partidos e trazendo conforto aos necessitados. Ouvimos a voz de D´us confirmando que somos o seu povo, quando lemos a Sua palavra e obedecemos aos Seus mandamentos.

Que o Eterno D’us de Israel seja conosco hoje e sempre!!!

 

1- John Owen, A Morte da Morte na Morte de Cristo, Edinburgh: Banner of Truth, 1999, página 123.

Versões Bíblicas usadas:

BVN– Bíblia Vida Nova.

ESV– English Standard Version.

NIV– New Internation Version.

 

Rosh Jaime Araujo

 

Parashá Ki Tetzê - Quando saíres
49ª Porção da Torá - D’varim (Deuteronômio) 21:10 a 25:19.

“Não semearás a tua vinha com duas espécies de sementes” (Dt. 22:9).

Por que será que o Eterno falou isso? Quais as implicações para nós crentes do século XXI?

Este versículo começa um conjunto de três versos (9-11) que são complementares: (Vayicrá/Levítico 19:19 - ESV) "Não misture a sua raça de gado com um tipo diferente. Você não semeará o seu campo com dois tipos de sementes, nem você deve usar uma peça de pano feitas de dois tipos de materiais." Este versículo estende o princípio geral de não semear um campo com duas espécies diferentes de sementes para não plantá-las em uma vinha também.

Gunter Plaut comenta: "Esses versos refletem a aversão bíblica para não interferir com a ordem estabelecida da natureza - em contraste com os objetivos da tecnologia moderna".

Jeffrey Tigay diz que "Muitos comentaristas acreditam que o seu objetivo é preservar a distinção de espécies que Deus estabeleceu na criação, conforme descrito na B'reshit /Gênesis 1:11-12,21,24-25". Dr.Jonathan Allen ( MTM *1).

Sefer HaChinuch: Originalmente atribuído ao rabino Aharon HaLevi de Barcelona (1235-c.1290 EC), um livro que examina cada um dos 613 mitzvot (os mandamentos da Torá) em detalhes, seguindo a lista de Maimônides e ordenada pelas porções semanais da Torá; inclui fontes, citações bíblicas e Halachá. Nesta passagem o Sefer HaChinuch diz: “Todo rendimento proveniente de mistura de sementes deve ser queimado totalmente

Targum Onkelos muda o verbo hebraico - "ela vai ser santificado / proibido" para o verbo aramaico ", ela vai se tornar impuro ou impróprio".

O Rashbam: Rabino Samuel ben Asher (1085-1174 EC), explica que o produto de tal plantio é impróprio para qualquer uso, por ser proibido pelo Eterno

Esta palavra é o tema de uma nota Massorética, porque ela só ocorre nesta forma exata duas vezes nas Escrituras Hebraicas, aqui e em Amós 2:13: "Como um vagão é retardado quando está cheio de grãos de corte" (JPS) .

A pergunta sobre o que este versículo acrescenta a Vayicrá 19:19? Os Sábios concluíram que é uma questão de intencionalidade: o Rabino Josias diz: “A lei não é quebrada se alguém semeia trigo, cevada e sementes de uva acidentalmente" (n. Berachot 22a). Isso parece sugerir que há uma diferença entre uma plantação deliberada, feita pelo homem, e um plantio acidental, tais como sementes sopradas pelo vento.

O quê isso (um conjunto de regras agrícolas obscuras do antigo Israel) tem a ver conosco? Especialmente nós os crentes da atualidade que, sabemos da existência de fazendas que operam com métodos científicos modernos, usando inclusive a tecnologia da genética para modificar o “DNA” das plantas? Será que estes versículos fazem alguma diferença em nossas vidas?

Estes versículos vêm, assim como os citados em Vayikrá e em outros lugares, como parte de uma linha geral sobre misturas. Parece que D’us está preocupado com misturas; Ele quer que as coisas sejam distintas e identificáveis. Em uma sociedade pós-moderna onde ninguém está errado, onde direitos, crenças e decisões de cada um devem ser respeitadas, a existência de absolutos é negado, os limites e distinções são meras referencias a um passado distante. As palavras e os nomes são alterados para dar a ilusão de um espectro amplo e transparente, onde cada ponto é tão válido quanto qualquer outro. Quem vai se importar ou se preocupar que estão misturando água ao leite? Ou carne com papelão (como fez o ano passado uma fábrica de hamburgues na China). Na sociedade pós moderna, as misturas são mais bem vindas que as coisas puras e distintas.

Misturas podem reunir as coisas que são prejudiciais. As plantas alimentam-se dos mesmos nutrientes, porém, por serem diferentes podem produzir toxinas que causam danos uma às outras. Na Parábola do Semeador, Yeshua falou sobre a semente que "caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram e não deu fruto." (Marcos 04:07, ESV), uma mistura que claramente não funcionou . Outras misturas - como o joio semeado no meio do trigo - pode ser difícil de separar, mas será resolvido com o tempo.

A Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:15-16) é descritas como morna, porque "em contraste com Hierápolis, com suas águas termais medicinais ou Colossos com sua fonte refrescante de água fria, os habitantes de Laodicéia tinham que buscar sua água através de tubos de pedra de alta pressão em Denizli, a cerca de cinco quilômetros de distância, e no momento em que ela chegava a Laodicéia, a água estava morna... tinha que ficar armazenadas em talhas de pedra, até que esfriasse." *2.

Escrevendo aos Coríntios Rav Sha'ul ( Ap. Paulo) pergunta: "que sociedade tem a justiça com a injustiça, ou que comunhão tem a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14, NVI). Em seguida, citando o profeta Isaías, Sha´ul dá um alerta: “Portanto, saí do meio deles e apartai-vos, diz o Senhor" e não toqueis nada imundo, e eu vou recebê-los.. E eu serei para vós Pai, e vós sereis filhos e filhas para mim, diz o Senhor Todo-Poderoso" (vv. 17-18, NVI).

Ao contrário das sementes, onde o pecado é cometido se forem intencionalmente semeada juntas, Sha´ul diz que devemos ser intencional e separar-nos de misturas com o pecado, a fim de andar na plenitude do relacionamento com D’us. Isso NÃO significa, é claro, como o próprio Sha´ul diz em outro lugar, que não devemos falar ou nos relacionar com outras pessoas, caso contrário, não haveria oportunidades de compartilhar o evangelho com ninguém! O contexto que o Rav está falando aqui é sobre casamento e pureza espiritual dos crentes. Veja 1 Coríntios 7:1.

Certa vez fui convidado a pregar numa Igreja no interior do Brasil, o pastor me convidou porque a igreja não crescia, a maioria dos seus membros vinham de outras denominações na cidade. Era um pessoal super legal, crentes de verdade, o louvor era um dos melhores que posso me recordar, sentia uma harmonia tão grande na convivência entre os crentes que fui muito abençoado. No final da conferencia a liderança me chamou para uma conversa particular. Eles ficaram incomodados que eu falava muito em evangelizar nas festas da cidade, nos bares, onde as noites os jovens se reuniam, nas praças. Estes amados irmãos citaram esta passagem de 1 Coríntios, dizendo que eles não podiam quebrar um versículo bíblico e um ainda citou o Salmo 1:1 ...”não se assenta na roda dos escarnecedores...”. Então perguntei para eles, como é que eles queriam que a Igreja crescesse, “pescando no aquário” dos outros?

Uma das bases de nossas vidas é o equilíbrio, não podemos nos esquecer disso!!

Precisamos examinar nossas vidas e nossas escolhas de estilo de vida para ver se estamos vivendo uma mistura.

Se no fundo da sua mente você já pensou que estes versículos são contra a união de pessoas de etnia diferentes, pode tirar da sua cabeça, pois não é. Aqui a Bíblia trata de atitudes pecaminosas e não casamento entre pessoas de etnia diferentes. No reino de D’us, todo casamento entre crentes de sexo opostos são permitidos. A proibição é muito séria em relação às pessoas que não sejam crentes em Yeshua.

Na minha pequena experiência, nunca vi um casamento dá certo quando realizando entre pessoas crentes com descrentes, vou mais além: nunca vi um casamento dá certo quando os pais são contra. O quê? O Rosh Jaime radicalizou? Não necessariamente, apenas estou citando minhas observações.

Que o D’us Eterno, Pai de Nosso Senhor Yeshua HaMashiach nos ajude a andar na pureza e retidão em nossas atitudes e afazeres.


Richmond, 15 de Agosto de 2013.
Rosh Jaime Araujo

Versões bíblicas usadas:

ESV – English Standard Version.
JPS – Jewish Publication Society.
NVI – Nova Versão Internacional.


1. - Dr. Jonathan Allen – Messianic Trust Ministry– England.
2. - FF Bruce, NICNT Colossenses, Filemon e Efésios, Eerdmans 1984, 0-8028-2401-3, página 15.

 

Parashá Shoftim – Juizes

Deut./ D'varim - 16:18 a 21:9. Isaías 51:12 a 52:12. João 1:19 a 27.

 

"Porque o Senhor teu D´us o escolheu ( o levita) de entre todas as tribos para ministrar em nome do Senhor" (Deut.18:5 - BVN).

Esta Parashá começa com as instruções sobre as funções dos juízes e oficiais. Creio que o momento que a Nação brasileira está passando, faz-se necessário que todos os líderes Messiânicos, Evangélicos e Cristãos de um modo geral se atenha a esta passagem de Deuteronômio 16:18 a 20, o texto é curto, porém cheio de princípios para líderes e para o Povo de D´us de um modo geral.

Dr.Jonathan Allen( Messianic Trust, Inglaterra), começa o seu comentário assim:

O texto indica que o sacerdote foi escolhido pelo Eterno para ser seu ministro. Jeffrey Tigay confirma isso: "isto é, para ficar na presença do Eterno e ministrar a Ele (oferecendo sacrifícios) e pronunciar bênçãos em seu nome."

A Septuaginta afirma explicitamente que "Porque o Senhor o escolheu dentre todas as tribos, para estar diante do Senhor seu Deus a ministrar e para abençoar em seu nome." (NETS), enquanto o Rolo do Templo diz: "porque eu escolhi-os de todas as vossas tribos para mim, para o ministério sacerdotal e bendizer ao meu Nome" (11QTemple 60:112).

ORabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), acrescenta que "só em pé, na posição de aguardar as ordens de um superior e cumprir seu comando, ele dar o caráter de ter sido escolhido para o serviço. Apenas em uma posição ereta expressa a ideia de que tudo o que ele está fazendo é feito pelo comando de D'us. "

ORabino Ovadia Sforno(1470-1550 EC), diz que "Portanto, é justo que você dê-lhe pão e roupa para que ele seja capaz de aguentar ao tempo de serviço." Se ele não tem roupa adequada ou não têm comida suficiente para si e sua família, então o sacerdote - in extremis -não será capaz de realizar as tarefas sob seu comando . Pois ele terá que providenciar o suprimento de suas necessidades físicas.

Esta foi a situação descoberta por Neemias quando ele voltou para a Judéia depois de alguns anos de cativeiro na Babilônia: "Eu também descobri que os quinhões dos levitas não tinha sido dado a eles, por isso os levitas e os cantores, que faziam a obra, tinham fugido cada um para o seu campo." (Neemias 13:10, ESV). Ele imediatamente organizou a coleta dos dízimos para os depósitos do Templo para que os levitas fossem capazesde servir.

Este é também o contexto em que o profeta Malaquias falou: "Será que alguém pode roubar a D´us? Mas vocês estão me roubando ...Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e, assim fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vou abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês uma bênção transbordante." (Malaquias 3:8-10 ESV).

Por não trazer os dízimos, as pessoas estavam roubando D´us de duas maneiras: diretamente, porque os dízimos pertenciam a ele, e, indiretamente, porque a escassez de dízimos significava que os sacerdotes e os levitas não podiam ministrar a D'us, a sua ausência, por sua vez, significava que as pessoas não estavam sendo abençoadas e a relação entre D´us e elas estava quebrada.

Rav Sha'ul (Apóstolo.Paulo) fala do mesmo problema quando ele explica a Timóteo: "Os presbíteros que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino. Porque a Escritura diz: 'Você não deve amordaçar um boi quando pisa o grão ", e," O trabalhador merece o seu salário” (1 Timóteo 5:17-18, ESV).

É importante que os nossos líderes e aqueles que prestam assistência pastoral, aqueles que trabalham no evangelho e aqueles que edificam o corpo do Mashiach, devam ter as suas dispesas cobertas. Claro, as pessoas podem se voluntariar e servir sem pagamento, mas apenas enquanto eles não estão em desvantagem ou que sofrem dificuldades financeiras. É importante e deve ser considerado um ponto de honra em qualquer congregação ou grupo de aprendizagem, que os seus líderes e demais ministrantes do altar sejam participantes das bênçãos materiais, como vemos aqui em Deuteronômio.

Infelizmente temos visto duas grandes discrepâncias no seio das nossas Igrejas. Uma é quando vemos líderes tornando-se milionário, abusando dos pobres de suas denominações e a outra é que também vemos milhares de pastores que mal conseguem sustentar a sua família e muitas vezes ainda tem que sustentar as suas congregações, trabalhando fora do Reino para se manter. Ambas as situações são anti bíblicas!

Vou usar aqui um dos versículos mais citado na Bíblia, escrito pelo Rav Sha'ul : "Além disso, nós sabemos que Deus faz com que todas as coisas juntas, cooperem para o bem daqueles que amam a Deus"! (Romanos 8:28, CJB).

Esta não é apenas uma questão de D'us escolher alguém, aleatoriamente. D'us escolhe para que a pessoa conheça-O, para ter um bom relacionamento com Ele e com o próximo. D´us chama para em seguida, justificar, santificar, glorificar e usar a cada um de seus filhos. Tudo, na verdade, através de Yeshua Ha Mashiach!

Assim como fomos criados à imagem de D´us (Gênesis1:26-27), quando somos resgatado por Ele, recebemos o Seu Ruach HaKodesh (O Espírito Santo) para restaurar-nos à imagem de Seu Filho! As outras pessoas vêem que a imagem está sendo restaurada em nós e reconhecem que a mão e a presença de D'us está em nós. Cumprindo assim o famoso slogan da JOCUM: “Conhecer a D´us e fazê-Lo conhecido”.

Esta é a minha oração, que o Povo de D´us, independente de qual “curral” se reúna, sejamos todos dispostos a servir ao D´us Altíssimo que nos ama e nos ajuda diariamente.

 

Richmond, 09 de Agosto de 2013.

Rosh Jaime Araujo

 

Versões bíblicas usadas:

BVN - Bíblia Vida Nova.

NETS– New English Translation.

ESV– English Standard Version.

BJC – Bíblia Judaica Completa

 

 

Parashá 45 - Va’etchanan – E Eu supliquei.

Torá – D´varim/Deut.3:23 a 7:11.

Haftará – Yesha´yahu/Isaias 40:1-26.

Brit Hadashá (NT) – Mattitiyahu/Mateus 12:28-34.

 

D'varim/Deuteronômio 4:6

“Portanto guardem-nas e sigam-nas, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos” (BJC).

 

Uns anos atrás enquanto eu e minha filha Clarissa trabalhávamos na pintura da nossa casa em Richmond, ouvíamos o Keith Green cantar num aparelho de cd player, (se você não sabe que foi este homem, procure no (google.com.) Para mim, este foi o cantor que mudou a música evangélica americana nos anos 70, com seu piano e as suas letras cortantes, este judeu messiânicosacudia as pessoas com a mensagem vigorosa do Evangelho. “Sem conivência”, esta era a base de suas músicas, de seu estilo de vida e de seu ministério. Pena que em 1982, aos 33 anos de idade faleceu num trágico acidente aéreo, porém até hoje as suas músicas e os seus ensinamentos falam aos nossos corações.

Ser crente sem ser um mero religioso é quase que uma ginástica olímpica. Não é fácil guardar os mandamentos e não ser legalista. Espero que você tenha ânimo e disposição para ler o que penso sobre esta Porção da Semana ( Parashá).

A primeira palavra em nosso texto original significa: para proteger, manter ou assistir, por isso está escrito " guardem". A segunda palavra, apesar de seu som diferente, analisa exatamente o mesmo sentido, exceto por sua  raiz, que é  mais comumente traduzido como “ fazer ou construir um caminho”. O "eles" na tradução oferecida acima está implícito e remete para o verso anterior, em que Moshe disse ao povo: "eu vos ensinei os estatutos e preceitos, como Adonai meu Deus me ordenou." (D'varim 4 : 5, ESV) - os estatutos e as regras, também são traduzidos como preceitos e juizos. A versão JPS diz: "Observá-os fielmente, por que será uma prova de sua sabedoria e discernimento para outros povos".

Os rabinos da antiguidade foram rápidos em apontar que "seguir" ou "guardar" significa estudar (Sifrei 79) eDrazin e Wagner explica que "o estudo é uma forma de 'guardar', pois o estudo leva a entender e compreender a conduta adequada".

O Rabino Yaakov ben Asher (1269-1343 EC),  acrescenta, "este é, de acordo com o que está escrito: " E Ele deu-lhes as terras das nações, e eles tomaram posse do fruto da labuta dos povos, para que pudessem manter os seus estatutos e observassem as suas leis. " (Salmo 105:44-45, ESV). Sendo assim, ele afirma que o propósito para Israel  ter recebido a Terra foi para que os filhos de Israel pudessem viver nela e guardar os mandamentos de HaShem (O Nome).

Encontramos a mesma idéia de intencionalidade nas palavras de Rav Shaul (Apóstolo Paulo), quando ele diz: "Pois somos feitura dele, criados no Messias Yeshua para boas obras, que Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10, NVI ).

Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), vai um passo além: "Como toda a sua existência e de toda a sua vocação, e todo o seu futuro está enraizada neste Torá, você não tem mais nada para fazer, apenas estudá-la, observá-la e mantê-la."

Jonathan Allen diz : “A existência judaica, o nosso modo de vida, a nossa singularidade como povo, a nossa resistência através da história e da angústia atual sobre o estado de Israel no Oriente Médio são todas fundamentadas na Torá. Nossa vida contínua é testemunha como o povo antigo de D'us, para que - não haja dúvida - ainda somos claramente chamados, quer gostemos ou não, depende do nosso desempenho em curso dos mandamentos que continuam a ser aplicáveis ​​e, a fim de executá-los, é necessário o nosso estudo cuidadoso e persistente da Torá.”

Então, por que a observância dos mandamentos é importantes para o povo Judeu? Esta é a pergunta respondida na segunda parte do nosso texto.

Rabi Ovadiah Sforno (1470-1550 EC), explica: "para isso é a tua sabedoria, e com ele você será capaz de responder aos não crentes com  prova bem fundamentada". Nós temos duas coisas ligadas acontecendo aqui: a primeira é uma observância consistente de um padrão que é atípico para as outras nações - as pessoas deD'us se comportam diferentemente de outras pessoas - são mais éticos, honestos, trabalhadores, compassivos, leais, carinhosos, etc.

 A segunda coisa é que este comportamento e as razões por trás dele fornece uma prova para os não crentes da existência e da bondade de D´us; esta prova não é esotérica, não é mística, mas eminentemente prática, é vista nos países ricos e pobres e não depende do grau de educação, ou de gênero. As outras nações têm que olhar para os filhos de D'us e vê-los como pessoas confiáveis.

Será que estou sendo romântico? Será que isso não é uma mera utopia? Ou será que realmente é possível viver honestamente neste mundo corrupto? Me faz lembrar uma citação atribuída a Rui Barbosa :“ Haverá tempo que os homens de bem terão vergonha de sair de casa”....Vendo pelos jornais hoje o noticiário da Operação lava jato, fico a  me perguntar se estes dias que o sábio baiano vaticinou, não estão aqui em nossa frente. Na minha página no Facebook, postei esta semana a capa da Revista Veja, falando do possível envolvimento do ex Presidente Lula com as operações ilegais na Petrobras. Fiquei pasmo pela reação de muitos de meus amigos “facebookanos”, para começar, mais de cinco mil pessoas deram as suas opiniões, não li todas...é muita coisa, mas alguns dos que eu conheço bem e são ferrenhos defensores do PT, faltaram me chamar de burro, pois outras palavras menos carinhosas disseram. Eu não sou político, pelo contrário discordo veementemente que pastores, rabinos, padres, bispos etc se envolvam com a carreira política. Na minha visão bíblica são duas coisas antagônicas. Ou a pessoa tem o chamado para um ou para o outro. É impossível ser pastor de pessoas e político!

O quê, então, isso significa para o corpo do Mashiach (Messias) , a Igreja?  Hoje, o novo homem, é um milagre formado por judeus e gentios trabalhando juntos para proclamar as “Boas Novas” sobre o Mashiach e convidar as pessoas ao arrependimento e a aderirem ao reino de D´us. Estes  dois princípios permanecem ativos para todos os crentes em Yeshua: um estilo de vida distinto e consistente e ter uma explicação fundamentada para nossas vidas, a nossa alegria e a nossa esperança.

Os Judeus e  os gentios têm papéis e chamados diferentes dentro do corpo do Mashiach (veja Gálatas 3:28 e 1 Coríntios 12), de modo que os crentes gentios não são obrigados a guardar todos os 613 Mitzvot (Mandamentos), que fazem o estilo de vida judaico ser de um modo particular, mas, a todo o povo de D'us é ordenado guardar os 10 Mitzvot. A propósito, dos 613 Mitzvot originais, 360 ( os dias do ano) estão obsoletos, segundo o escritor de Hebreus. São os mandamentos referentes aos sacrifícios e purificação. Com o advento da morte de Yeshua e a destruição do Templo, estes mandamentos deixaram de fazer sentido. Nenhum judeu religioso, seja ele ortodoxo, liberal ou reformado pratica estes mandamentos.

Resta a nós judeus guardar os outros 253( os ossos do corpo humano) mandamentos, se bem que muitos deles são referentes à Eretz Israel (à Terra de Israel) e quem vive na Diáspora não tem como observá-los. Porém as Leis Morais ( Os 10 mandamentos), as leis Éticas e as Leis Apostólicas ( Atos 15:28-29), temos que guardá-las se queremos fazer a vontade de D´us.

Yeshua nos deu o exemplo, por ter seguindo as instruções do Pai - ". O Filho nada pode fazer de sua própria vontade, mas apenas o que Ele vê o Pai fazer. Porque o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente." (João 5:19 , ESV) – Se você prestar bem atenção nesta declaração do Senhor, ela chega a ser chocante !!! Ele não chegou aqui dizendo: eu sou D´us! Façam tudo que lhes mando!

Ele completou dizendo aos discípulos para fazer o mesmo: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no Seu amor." (João 15:10, NVI). Pessoas de D'us então, têm que ter mais ética, ser mais honesto, trabalhador, compassivo, agradecido, caridoso, etc, não faz diferença se eles usam talit e kipá ou se usam crucifixo.

No Evangelho segundo Mattitiyahu/Mateus 5: 19 e 20, Yeshua deixou isso muito claro: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.”(NVI)

Somos "diferentes”e quando vivemos consistentemente demonstrando as características do Reino de D´us, as pessoas “de fora” notarão isso e criará oportunidades para que possamos testemunhar do amor de Yeshuapara todas elas.- "Mantenham a vossa conduta correta entre os gentios, para que, naquilo que eles falam contra vós como malfeitores, vejam as vossas boas obras e glorifiquem a D´us no dia da visitação.” ( 1 Pedro 2:12, ESV) – Infelizmente, na maioria das vezes vemos o contrário, vemos crentes dando mal testemunho e as pessoas blasfemando ou caçoado da conduta dos irmãos. Não foi para isso que fomos chamados. O Apóstolo Kefa (Pedro) é bastante claro: "Porque esta é a vontade de D'us, que fazendo o bem você possa emudecer a ignorância das pessoas insensatas." (1Ped.2:15, ESV).

"Não fazer o mal" não é o mesmo que "fazer o bem", este último requer um compromisso ativo com as pessoas e enquanto não tentamos atrair atenção para nós mesmos, certificando-nos que as nossas ações são abertas e transparentes. Desta forma glorificaremos ao Pai e abençoaremos as pessoas.

O segundo princípio é  ter  resposta para as perguntas que as pessoas fazem.  Como está escrito:

“Tratem, porém o Messias como santo,como Senhor no coração de vocês; enquanto permanecem preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que pedir a razão da esperança que há em vocês;tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vocês, fiquem confundidos os que vituperam o seu bom procedimento no Mashiach."(1 Pedro 3:15-16, BJC) . Mesmo quando as pessoas são desrespeitosas conosco, temos que gentilmente responder de maneira que elas possam ouvir a verdade por trás de nossas ações e nossa fé.

Este segundo princípio permite que as pessoas entendam e - mesmo que elas não gostem, ou que a nossa boa conduta não os convença da má conduta delas - ver que existe uma alternativa real e legítima ​​para se viver neste  mundo, e que os crentes não são todos azedos e legalistas, parecendo que servi a  D'us  é uma coisa terrível e que nosso estilo de vida é sempre negativo, cheio de não pode, não deve. Parecendo que são miseravelmente salvos!! Muito pelo contrário devemos mostrar que estamos interessados em ajudá-los a obter  respostas para os seus problemas ao invés de simplesmente condená-los e colocar mais pesos em suas consciências.

Se você é como eu, que tem estado na linha de frente por um bom tempo, vai descobrir, que esta não é uma tarefa fácil de realizar. Rav Sha'ul reconheceu isso quando escreveu a Timóteo a mais de 1900 anos atrás: "Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente." (2 Timóteo 2:4-5, ESV).

Nestes dias de jogos Panamericano, estas palavras ficam mais atuais que nunca!!!

As pessoas naturalmente tendem a associar-se e reunir em torno delas, outras pessoas que pensam de forma semelhante, que vivem suas vidas com as mesmas normas e valores. Talvez elas não queiram nos ouvir, incluindo até mesmo, às vezes, as pessoas na igreja, mas aqui está a chave: outras pessoas não são nossos problemas; D'us pode e irá lidar com elas à Sua maneira e ao Seu tempo. Nosso trabalho é sempre obedecer a D´us, fazendo as coisas certas nos momentos certos, revelando o amor de D'us através doMessias Yeshua em todos os momentos para que todos possam conhecê-Lo. Como dizia o saudoso Keith Green “ faça o seu melhor e Ele cuidará do resto”.

E para finalizar, cito mais uma vez o Rav Sh´aul : “Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” (Col.4:5-6.NIV).

Espero que estas palavras sejam de ânimo e não de condenação, que você tome uma posição em sua vida de crer e observar, como diz a letra do belo hino do Cantor Cristão: “ Crer e observar, tudo quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar”.... é uma pena que muitos batistas de hoje já não são como os batistas de antigamente...Tenho saudade do tempo de Igreja Batista, quando cantávamos hinos inspirados, com letras profundas, hoje na maioria das vezes as músicas cantadas nas igrejas são apenas cânticos, mal traduzidos e pessimamente executados.

Que o Eterno de Israel lhe abençoe e ajude a andar comprometido com Ele e a Sua Palavra. Tenha um abençoado final de semana, como dizemos no meio judaico:  Shabbat shalom !!!

 

Versões bíblicas usadas:

BJC – Bíblia Judaica Completa.

ESV – English Standard Version.

NVI – Nova Versão Internacional.

JPS – Jewish Publication Society.

 

Salvador, 30 de Julho de 2015.

Fraternalmente, Rosh Jaime Araújo.

 

Parashá Ekev - Porque.

Deut.7:12 – 11:25. Isaias 49:14 – 51:3. Romanos 8:31-39.

 

Deut.9:6 “ Sabe porém que não é por causa da tua justiça que o Senhor teu D´us te dá esta boa terra para possuí-la .” (ESV).

O Dr.Jonathan Allen, inicia assim o seu comentário sobre esta Parashá: hebraico do texto é relativamente simples. O primeiro verbo, é a forma da raiz para conhecer ou entender. Também, traduzido no tempo presente, como acima: "E você sabe". Alternativamente, pode se traduzir no tempo futuro - "E você deve / deveria saber" (Artscroll) - ou imperativo: "Conhecer" (ESV, NVI) ou "Compreender" (NVI) . Drazin e Wagner sugerem "Que fique claro para você." O segundo verbo, é a partir da raiz, para dar. O terceiro,para tirar,aproveitar ou possuir, aqui com um sufixo, por isso "possuí-la", onde "ela" refere-se a "esta boa terra".

Moshe está dizendo aos israelitas que eles devam está muito bem ciente de que o

Senhor não lhes deu a terra de Israel por causa de sua própria justiça ou bom comportamento. Toda a história que Moshe,conta sobre os quarenta anos no deserto desde que deixou o Egito, é repetida o mau comportamento, murmuração, rebelião e outros. Sim, a terra é boa, sim, o Senhor está dando a eles a possuir como sua herança, mas não, não é porque eles merecem ou que tenham feito nada para merecê-lo. Ele está fazendo isso, como Moshe disse, porque "O Senhor se afeiçoou aos seus pais e os amou, como também ama vocês, seus descendentes e os escolheu dentre todas as nações, como hoje se vê." (D'varim 10:15 , ESV).

Senhor enviou o profeta Jonas para ir e anunciar seu julgamento sobre a cidade de Nínive: "Vá imediatamente para Nínive, a grande cidade, e proclamar o juízo sobre ela, porque a sua malícia subiu diante de mim." (Jonas 1:2, JPS) . Ignorando por um momento a questão fuga de Jonas para Társis, o Senhor interveio através de um peixe usado para levá-lo de volta à praia, : "Vá imediatamente para Nínive, a grande cidade, e proclame a ela o que eu te digo. "(3:2, JPS). Quando chegou a Nínive, a mensagem de Jonas era “curta e grossa”: "Em quarenta dias, Nínive será destruída!" (V. 4, JPS). E o resultado? O povo se arrependeu. Tanto é assim, o texto nos diz que "o povo de Nínive acreditou em D'us. Eles proclamaram um jejum, grandes e pequenos colocaram pano de saco e se humilharam." (v. 5, JPS). Até o rei usava pano de saco e sentou-se em cinzas, ele enviou instruções para que toda a cidade - homem e animal - deveria jejuar e usar pano de saco: "Vamos todos voltar de seus maus caminhos e da injustiça de que é culpado. Quem sabe, se D'us pode voltar e se arrepender? Ele pode voltar de Sua ira, de modo que nós não perecemos. "(vv. 8-9, JPS).

Assim, as pessoas ganharam muito mérito pelo seu jejum, o pano de saco e a cinza para que D'us cancelasse o julgamento? O que o texto diz que D'us viu - Ele estava impressionado com o saco e cinza? "D’us viu o que eles fizeram, como eles estavam voltando de seus maus caminhos e D’us retirou a punição que Ele havia pronuciado que traria sobre eles, e não trouxe o mau que havia dito." (v. 10, JPS). Não, D’us viu que o povo voltou-se de seus maus caminhos. Foi por isso que Ele cancelou o julgamento.

Então, por que nós não agimos rápido hoje em dia? Por que as igrejas não convocam um dia de oração e jejum em conjunto? Por que não fazemos uma proclamação pública de arrependimento, quebrantamento e humilhação diante de D´us? Yeshua menciona o jejum nos evangelhos e há dois casos no livro de Atos, Há uma referência aos casais se abstêm de relações conjugais - "Não vos priveis um ao outro, exceto por um tempo limitado, por mútuo acordo, e, em seguida, apenas de modo a ter mais tempo para a oração, mas depois, se reúnam novamente." (1 Coríntios 7:5, BJC) - nos dá uma pista sobre o que está acontecendo. Tempos de jejum (de comida ou relações conjugais, ou outros prazeres como ver televisão ou internet ( este é para mim, mesmo, viu?) não são para ganhar mérito ou recompensa, mas para a oração, para trabalhar em nosso próprio relacionamento com D'uslivres das distrações de alimentos - ou, talvez, colocando a nossa necessidade de D'us antes de nossa necessidade de alimento, para que Ele e nós também saiba que Ele vem em primeiro lugar.

Quando o médico Lucas registra: "E, servindo eles ao Eterno em jejum, o Espírito Santo disse ..." (Atos 13:02, NVI), ele está falando da igreja de Antioquia, que estava adorando, orando e o Espírito Santo falou com eles. Mais tarde, durante as viagens de Paulo " quando nomeava anciãos em cada igreja, depois de ter orado com jejuns, encomendando-os ao Senhor, em quem haviam crido." (14:23, NVI). Saul passa o tempo jejuando e orando diante do Senhor, incentivando os novos presbíteros das igrejas para aprender esse hábito, e certificando-se de que eles já ouviu falar corretamente desde o Eterno sobre os homens e as posições que estavam a preencher.

Como, então, devemos tratar o jejum hoje? Não como um instrumento para manipular D’us para fazer o que queremos? Com certeza Ele não vai responder a tais tentativas, exceto possivelmente para corrigir nosso entendimento. Precisamos reconhecer que como crentes no Messias Yeshua Ele já nos ama e nos redimiu. Ele prometeu nos dar tudo o que precisamos em Messias: "Uma vez que Ele não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por amor de todos nós, então não podemos esperar que, com Ele livremente nos dará todos os seus dons? " (Romanos 8:32, BJC).

O jejum deve ser feito de uma maneira 'privada', enquanto que a pessoa pode está dentro de uma comunidade ou congregação.O jejum não é para mostrar que alguém é melhor ou aparência exterior: "Quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto,para que o jejum não seja visto por outros, mas por teu Pai, que está em secreto. E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. "(Mateus 6:17-18, ESV).

O jejum pode ser aplicado em muitas áreas da vida de alguém: para alguns, a abstinência de três dias sem usar a Internet ou seu telefone celular , pode ser um sacrifício muito mais significativo do que abrir mão de alimentos por algumas refeições.

O objetivo desta prática é colocar D’us comprovadamente em primeiro lugar em nossas vidas, para proclamar que nossa vida espiritual é mais importante do que nossos corpos físico e nos humilhar diante d’Ele.

D’us nos chamou para o seu reino,para nos libertar e nos redimiu em Seu Filho Yeshua, "no Messias nos abençoou com toda bênção espiritual.." (Efésios 1:3, CJB). Ele tem feito isso por causa de seu desejo de que "nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (2 Pedro 3:9). Nós não tínhamos direitos ou privilégios para merecer ganhar estas bênçãos; Porque ( Ekev) antes de virmos a Ele, nós estávamos "mortos em nossos delitos e pecados" (Efésios 2:1) e merecia apenas o julgamento. Mas Ele estendeu a Sua mão para nós e nos mostrou o único caminho –Yeshua ha Mashiach, que na cruz, não apenas pagou, muito mais que isso Ele nos substituiu - para que possamos ter relacionamento com o Pai Eterno e, assim como os antigos israelitas, ter uma herança, no por vir: " mas ajunteis tesouros no reino, onde nem a traça nem a ferrugem destrói, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. "(Mateus 06:20, NVI).

Você está seguro em sua herança? Muita gente se sente inadequado em responder que tem certeza da sua salvação, mas em Yeshua ha Mashiach, sim temos esta certeza, Ele é o nosso mérito!! Não é santo fulano ou beltrano, nem imagens e nem as nossas obras, o mérito como falou o Eterno aos israelitas, é todo Dele, a quem seja a glória, o poder , a honra por todos os séculos amém!

 

Richmond, 26 de Julho de 2013

Rosh Jaime Araujo

 

Versões bíblicas usadas:

ESV – English Standard Version.

JPS – Jewish Publication Society.

BJC – Bíblia Judaica Completa.

NIV – New International Version.

 

Parashá Vaetchanan - E eu supliquei

(D´varim 3:23 a 7:11. Isaias 40:1-26. Marcos 12:28-34).

Cap.4:44 - "Esta é a Torá que Moisés pos diante dos filhos de Israel." ( BJC).

 

Este versículo inicia o segundo maior dos discursos de Moshe no livro de D'varim, estendendo-se desde aqui até o último versículo do capítulo 28: "Estes são os termos da aliança que Adonai ordenou Israel... " . (D'varim 28:69, (JPS).

Jeffrey Tigay sugere que nosso texto, é uma recapitulação necessária por causa da longa divagação a partir de 1:06 - 04:43, poderia ser parafraseada: "Esta, enfim, é o ensino .

O Rabino Samson Raphael Hirsch (1808-1888 EC), por outro lado, alarga o âmbito da palavra, afirmando que "a verdadeira concepção de D´us , que obtiveram a partir do êxodo do Egito,da revelação no Sinai e a verdadeira concepção do ser humano proclamado pelas cidades de refúgio são os fundamentos da vida nacional judaica, e este livro em que Moshe escreveu é a instrução, o ensino, não é simplesmente a "lei", como muitas vezes entendemos, algo seco, morto. A Torá em seu conceito mais profundo, é a norma inviolável para os filhos de Israel e para todos os seres humanos que desejam andar na vontade de D´us."

Ao longo dos anos, este texto, com as suas duas frases finais é encontrado no Sidur( o Livro de oração), como parte da liturgia em torno da leitura da Torá.

Esta é a Torah que Moshe colocou diante dos filhos de Israel,por mandado do Eterno, pela mão de Moshe.

Neste ritual conhecido como hagbar, o pergaminho é levantado e mostrado para os presentes na sinagoga. Isso é feito rotineiramente quando a Torá é lido no Shabat, e em outras ocasiões especiais, tais como um bar mitzvá. Para os Judeus Ashkenazis, isso acontece depois que o Torá foi lida, já os sefarditas, fazem este ritual antes da leitura começar.

D´us usou o exemplo dos recabitas para demonstrar a obediência geracional para o povo de Israel. Ele disse a Jeremias para trazer os recabitas no Templo em Jerusalém, e oferecê-los beber vinho. Jazanias o filho de Jeremias, filho de Habazínias respondeu: "Nós não vamos beber vinho, porque o nosso antepassado, Jonadabe, filho de Recabe, nos ordenou: 'Você nunca deve beber vinho, nem você nem os seus filhos... Temos obedecido e feito tudo o que nosso antepassado Jonadabe nos ordenou. "(Jeremias 35:6-10, JPS) Então o Senhor disse ao profeta Jeremias para ir e ensinar o povo de Israel sobre os recabitas e sua obediência, em comparação com a desobediência de Israel, e abençoar os recabitas em nome do Senhor: "Porque vocês obedeceram ao comando de sua Jonadabe e mantiveram todos os seus mandamentos, e feito tudo o que ele ordenou sobre vós, certamente assim diz o Senhor dos Exércitos, o D´us de Israel: Nunca deixará de haver um homem da linhagem de Jonadabe filho de Recabe, diante de mim. "(vv. 18-19, JPS.)

Esta vinculação geracional - de repetição freqüente e reforço, combinado com participação ativa de todos os envolvidos - e não apenas de uma geração para a próxima, mas para várias gerações que se sobrepõem, é por isso que os sábios afirmam que a Torá Oral pode ser transmitida junto com a Torá Escrita: "Moshe recebeu a Torá no Sinai e a transmitiu a Josué, Josué aos anciãos, os anciãos aos profetas, e os profetas transmitiram aos homens da Grande Assembléia" (m. Pirkei Avot 1:1). Este mecanismo em si provou ser confiável: funcionou! Tanto é assim que encontramos Rav Sh´aul(Apost.Paulo), que era treinado nos melhores métodos rabínicos, ensinando a mesma técnica para seu discípulo Timóteo: "O que você ouviu de mim na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que serão capazes de ensinar a outros. "(2 Timóteo 2:2, NVI).

Este método também é usado por João no início de seu Livro sobre Yeshua: "Nós vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1:14, NVI). Esta é uma afirmação escrita de testemunho pessoal: João - e os outros discípulos - estão compartilhando de primeira mão, como testemunha ocular: nós vimos estas coisas acontecerem diante dos nossos próprios olhos. Ele repete isso com mais detalhes em sua primeira carta: "o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e nós tocamos com as nossas mãos acerca do Verbo da vida ... o que vimos e ouvido anunciamos também a vós ."(1 João 1:1,3, ESV); Ele relata as evidências com os três sentidos: visão, audição e tato. Isso, ele está dizendo, é real.

Sabemos a partir dos escritos de Papias(1), datada de acordo com Richard Bauckham(2) como sendo de 110 EC, que sempre que podia ele iria perguntar a cerca das palavras dos mais velhos, como e o que os apóstolos tinham dito, ou os anciãos (como Aristion ou João, o Ancião ). Ele acrescenta: "Eu não acho que as informações contidas nos livros podem me fazer alcançar o máximo de informação dada a viva voz." (Eusébio, Hist. Eccl. 3.39.3-4).

O Didaquê ou "O Ensino dos Doze Apóstolos", datado entre 50 EC e 150 EC inclui uma forma de oração do Eterno (do Evangelho de Mateus) como instrução e utilizada na liturgia da comunhão: "No dia do Senhor reunis todos e partireis o pão e dêem graças, depois de ter confessado seus pecados a fim de que seu sacrifício seja puro. "(Didaqué 14,14). Estes ensinos demonstram que a Igreja do Primeiro Século mantinha a prática de testemunho e transmissão multi-geracional. A recitação da litúrgica, por toda a congregação é um exemplo de como as pessoas em nosso tempo dever ser intencionalmente instruídas para levarem a diante o testemunho,abençoando assim a próxima geração.

Em um mundo cada vez mais sem igreja, onde as pessoas estão se tornando menos familiarizados com as histórias e personagens básicas da Bíblia, onde o secularismo tem penetrado em nossas próprias congregações, precisamos ser igualmente deliberado sobre a nossa confiança e capacidade de transmitir com precisão não só a cultura, mas o conteúdo da nossa fé em Yeshua e as certezas do Evangelho para aqueles que não ouviram.

Que o Eterno D´us de Israel, através de Seu Espírito, possa nos ajudar a ser praticantes desta palavra e não apenas leitores e ouvintes. No amor de Yeshua HaMashiach Nosso Senhor.

 

Rosh Jaime Araujo

Congregação Moréshet Yeshua

 

1 - Bispo de Hierápolis, na Ásia Menor; relatado por Irineu terem conhecido o Apóstolo João, e ter sido um contemporâneo de Policarpo.

2. - Richard Bauckham Jesus e testemunhas, Eerdmans, Grand Rapids, MI, 2006, 0-8028-3162-1, páginas 14-15

3. - Michael W. Holmes, Os Padres Apostólicos, Baker Academic, Grand Rapids, MI, 2007, 0 a 8010-3468-X, página 365

 

Versões Bíblicas usadas:

BJC - Bíblia Judaica Completa.

JPS - Jewish Publication Society.

NVI - Nova Versão Internacional.

ESV - English Standard Version.